
Anúncio de Tarifas de Trump sobre Camiões Importados



O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou através da plataforma Truth Social que, a partir de 1 de novembro, os veículos pesados importados para o país estarão sujeitos a uma nova tarifa de 25%. Esta medida insere-se numa intenção, já comunicada a 26 de setembro, de impor tarifas a diversos setores, que incluem também o farmacêutico e o mobiliário.
Segundo a Casa Branca, a decisão foi tomada por razões de "segurança nacional" e tem como objetivo principal apoiar os fabricantes de camiões americanos.
Entre as empresas que se espera que beneficiem desta medida protecionista estão a Peterbilt, Kenworth, Freightliner e a Mack Trucks.
Esta tarifa setorial faz parte de uma ofensiva protecionista mais vasta lançada por Donald Trump.
A sua estratégia tem incluído a aplicação de tarifas com base no país ou região de origem das mercadorias, uma abordagem que gerou controvérsia legal.
A legalidade destas "tarifas geográficas" foi questionada, tendo um tribunal federal decidido que muitos dos impostos anunciados desta forma pelo presidente eram ilegais.
Espera-se que o Supremo Tribunal dos EUA se pronuncie sobre o assunto no início de novembro.
Paralelamente, a administração Trump impôs outras tarifas setoriais, com uma base legal distinta, que afetam produtos como automóveis, aço, alumínio e cobre, reforçando a sua política de proteção da indústria nacional.
Artigos
10









Economia
Ver mais
O Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) e o programa Alentejo2030 assinaram hoje, 14 de outubro, dois protocolos de cooperação que visam reforçar a ligação entre o ensino superior e a governação regional. O primeiro protocolo estabelece a criação da Pós-Graduação em Gestão de Programas e Fundos Europeus, com arranque previsto para novembro. A formação inclui […] O conteúdo IPBeja e Alentejo2030 assinam protocolos para formação em fundos europeus e apoio à gestão de públicas na região. aparece primeiro em Alentrium.

A estratégia, segundo o executivo, passa por restaurar a confiança, fortemente abalada pela crise política em que França mergulhou desde as eleições legislativas antecipadas do verão de 2024

Acordo foi assinado nesta terça-feira (14/10) com a empresa holandesa TrueNoord para aquisição de jatos E195-E2, o maior fabricado pela empresa brasileira. Há opção de compra de mais 30 aeronaves.

Miranda Sarmento foi chamado ao Parlamento pelo PS para explicar o impacto da "noção sintética de rendimento" sujeito a IRS sobre as prestações sociais atualmente isentas.