menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Iniciativa TrumpRx: O Acordo para Tornar Acessíveis os Medicamentos para a Obesidade

Donald Trump anunciou um acordo histórico com as farmacêuticas Eli Lilly e Novo Nordisk para reduzir o preço de populares medicamentos para a perda de peso e expandir a sua cobertura nos programas de saúde governamentais dos EUA.
News ImageNews ImageNews Image

O antigo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, revelou um entendimento com as empresas farmacêuticas Eli Lilly e Novo Nordisk com o objetivo de tornar os medicamentos para a obesidade mais acessíveis à população.

A medida visa reduzir drasticamente os custos destes tratamentos, que se tornaram muito populares nos últimos anos para a perda de peso, e aumentar a sua cobertura através dos programas de saúde federais Medicare e Medicaid.

Para concretizar esta iniciativa, será criado um novo portal governamental, denominado TrumpRx, através do qual os medicamentos serão vendidos a um preço reduzido.

Fármacos conhecidos como Ozempic e Wegovy estarão disponíveis com preços a partir de 129 euros mensais.

É de salientar que um destes medicamentos, o Ozempic, é também utilizado no tratamento da diabetes tipo 2.

Segundo as informações divulgadas, os preços dos medicamentos abrangidos pelo acordo sofrerão uma redução entre 1.000 e 1.350 dólares por mês.

A Casa Branca explicou que esta diminuição de custos permitirá que os programas Medicare e Medicaid cubram os tratamentos contra a obesidade para adultos com um custo significativamente inferior para os contribuintes. Especificamente, os beneficiários do Medicare, o programa destinado a maiores de 65 anos, poderão aceder a estes medicamentos mediante uma comparticipação mensal de 50 dólares.

O acordo prevê ainda condições para futuros tratamentos.

Foi estabelecido um preço de 150 dólares para a dose inicial da versão oral dos medicamentos GLP-1, assim designados devido a uma hormona intestinal que regula o açúcar no sangue e o apetite. Esta versão oral encontra-se, no entanto, ainda em fase de testes.

Artigos

6