
Trump ameaça retaliar depois de Comissão Europeia multar a Google



A Comissão Europeia anunciou a aplicação de uma coima de 2,95 mil milhões de euros à Google, acusando a empresa de abuso de posição dominante no setor da publicidade em linha.
A decisão gerou uma forte contestação por parte do Presidente norte-americano, Donald Trump, que classificou a multa como "injusta" e "discriminatória", considerando-a um ataque a uma grande empresa americana.
Em resposta, e apesar de um acordo comercial recente entre os EUA e a UE, Trump ameaçou impor novas tarifas alfandegárias punitivas contra a União Europeia caso a multa não seja anulada.
O Presidente dos EUA afirmou que seria "obrigado" a acionar um mecanismo designado "Section 301" para reverter o que considera serem "penalizações injustas".
As críticas de Trump estenderam-se a outras multas aplicadas pela UE, mencionando também o caso da Apple.
Numa publicação na sua rede social, Truth Social, e mais tarde em declarações a jornalistas, Trump reiterou a sua posição, afirmando que iria "falar com a União Europeia" sobre o assunto e que não permitiria "ações discriminatórias" contra empresas americanas que pagam impostos nos EUA.
Para além das multas, Trump criticou os esforços da UE para favorecer a concorrência no setor digital e regular os conteúdos online.
A Google, por sua vez, indicou que irá recorrer da multa imposta por Bruxelas.
Artigos
6





Mundo
Ver mais
Greve no metro de Londres perturba deslocação a milhões de passageiros
Uma greve quase total dos funcionários do metro de Londres que começou hoje, e deve continuar até quinta-feira, está a perturbar o transporte de milhões de pessoas na capital britânica.

Ataque a um edifício governamental em Kiev? "Não ouvi essas vozes ofendidas do Ocidente quando houve o ataque ao centro comercial russo de Crocus"
O major-general Agostinho Costa defende que os danos provocados no edifício do governo ucraniano, na madrugada deste domingo, por ataques russos "não foram consideráveis".

Viagem de jovens portugueses a Lviv envolveu "muitas emoções": o som da guerra, as caras e os cheiros
A seguir à guerra, um dos temas mais discutidos no intercâmbio de cinco dias dos jovens portugueses a Lviv foi a integração da Ucrânia à União Europeia.

Se perdeu a Lua de Sangue, ela foi assim à volta do mundo
Este domingo houve eclipse total da Lua. E, porque em Portugal seria difícil ver este fenómeno, compilámos aqui registos de todo o mundo. A Lua estava cheia, a Terra pôs-se à frente, ficando o nosso planeta entre o Sol e a Lua. E porque temos uma Lua de Sangue? Porque a única luz que consegue chegar à Lua é a que passa pela atmosfera da Terra, que é a luz vermelha.