menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
Nenhuma notificação
user
Close

Trump designa Antifa como organização terrorista

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou o movimento Antifa como uma organização terrorista, uma medida anunciada em resposta ao assassinato do ativista ultraconservador Charlie Kirk que enfrenta, no entanto, significativos obstáculos legais.
News ImageNews ImageNews Image

Donald Trump anunciou na sua rede social, Truth Social, a designação do movimento de esquerda Antifa como uma “ORGANIZAÇÃO TERRORISTA”, descrevendo-o como “UM DESASTRE DOENTIO E PERIGOSO DA ESQUERDA RADICAL”. A declaração, feita na quarta-feira durante uma visita de Estado ao Reino Unido, surge como consequência direta do assassinato do ativista ultraconservador Charlie Kirk, a 10 de setembro. Trump, o vice-presidente JD Vance e outros membros do governo atribuíram parcialmente a responsabilidade pelo crime ao “extremismo de esquerda”.

O Presidente norte-americano acrescentou que a decisão procura proteger os cidadãos e garantiu que quaisquer ações violentas atribuídas ao movimento serão tratadas com todo o rigor da lei.

Recomendou ainda uma investigação minuciosa àqueles que financiam a Antifa.

As autoridades detiveram Tyler Robinson, de 22 anos, como suspeito do homicídio, afirmando que o jovem se tinha “politizado” recentemente e desenvolvido uma forte aversão às ideias conservadoras de Kirk. Na sequência do assassínio, vários funcionários de empresas e universidades foram despedidos ou alvo de processos disciplinares por comentários considerados inapropriados.

Apesar do anúncio, Trump não especificou o mecanismo legal que será utilizado para formalizar a designação.

Especialistas e responsáveis governamentais destacam a dificuldade em sancionar um coletivo descentralizado como a Antifa, descrita como uma rede de ativistas que se definem como anarquistas, anticapitalistas ou comunistas.

A legislação norte-americana não possui uma lei específica para terrorismo doméstico, e o Departamento de Justiça apenas pode processar quem presta apoio material a entidades na lista de organizações terroristas estrangeiras.

Esta intenção já tinha sido manifestada por Trump.

Na terça-feira, antes do anúncio formal, já tinha admitido a jornalistas que considerava declarar o movimento como uma “organização terrorista doméstica”, afirmando que o faria com o apoio do seu Gabinete.

Trump já tinha acusado a Antifa de incitar à violência no passado, nomeadamente durante os distúrbios posteriores à morte de George Floyd, em 2020.

Artigos

16
categoryVer categoria completa