menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
Nenhuma notificação
user
Close

Trump defende abate de aviões russos sobre países da NATO

O presidente norte-americano, Donald Trump, defendeu que os países da NATO devem abater aeronaves russas que violem o seu espaço aéreo, uma declaração que surge no seguimento de recentes incursões por parte da Rússia e que gerou diversas reações entre os aliados.
News ImageNews ImageNews Image

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, defendeu o abate de aviões russos que violem o espaço aéreo dos países membros da NATO. A declaração ocorreu durante um encontro com Volodymyr Zelenskiy à margem da assembleia-geral das Nações Unidas, em Nova Iorque, e surge após vários incidentes recentes de violação do espaço aéreo por drones e caças russos. No início de setembro, as forças da NATO abateram drones que entraram na Polónia e, na semana passada, caças russos invadiram o espaço aéreo da Estónia durante 12 minutos. Em resposta a estas ações, o presidente da Letónia, Edgars Rinkevics, apelou a uma “demonstração de força” da NATO, afirmando que as “regras de resposta precisam de ser atualizadas” e que a “abertura de fogo seria uma alternativa” caso a Rússia persista nas suas ações.

Recentemente, o discurso de Trump tem-se tornado mais favorável à Ucrânia, tendo prometido fornecer mais armas à NATO para combater a Rússia.

Numa publicação nas redes sociais, afirmou: “Putin e a Rússia estão em grandes problemas económicos e chegou a altura da Ucrânia agir.

(…) Vamos continuar a fornecer armas à NATO para usá-las como quiser”.

As palavras do presidente americano provocaram reações distintas.

O ministro da Defesa alemão respondeu prontamente, apelando aos membros da Aliança para que mantenham a calma e não caiam na “armadilha” da Rússia.

Já o ministro dos Negócios Estrangeiros dos EUA rejeitou as declarações do primeiro-ministro polaco sobre a preparação para abater caças estrangeiros.

Por sua vez, Marco Rubio considerou que ninguém está a falar de “abater caças russos a não ser que estejam a atacar”.

Artigos

5
categoryVer categoria completa