
Negociações entre Trump e Xi sobre o TikTok e a guerra comercial



O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o seu homólogo chinês, Xi Jinping, têm agendada uma conversa telefónica para finalizar um acordo que permita à rede social TikTok continuar a operar em território norte-americano.
Este diálogo, o segundo desde o regresso de Trump à Casa Branca, visa também alcançar um entendimento para pôr fim à guerra comercial e clarificar o futuro das relações bilaterais, podendo dar pistas sobre um eventual encontro presencial entre os dois líderes.
A questão central é o futuro do TikTok, que enfrenta um veto nos EUA caso a sua empresa-mãe, a tecnológica chinesa ByteDance, não venda a sua participação maioritária.
A exigência decorre de uma lei aprovada em 2024, motivada por preocupações com a segurança nacional e a privacidade dos dados dos utilizadores, dado que a legislação chinesa pode obrigar as empresas a entregar dados ao Governo.
Trump, que já prorrogou o prazo para a venda por quatro vezes, reconheceu o "enorme valor" da aplicação.
Um entendimento de princípio sobre a estrutura acionista da plataforma foi alcançado em Madrid entre representantes de Washington e Pequim, cabendo agora aos dois líderes fechar o acordo. Pequim garantiu que foi alcançado um consenso sobre direitos de propriedade intelectual, incluindo o algoritmo, e sobre a gestão de dados de utilizadores norte-americanos por um parceiro designado. Além do TikTok, a chamada abordará a guerra comercial, iniciada com a imposição de elevadas tarifas alfandegárias por parte de Trump e as subsequentes medidas retaliatórias da China. Apesar de quatro rondas de negociações entre maio e setembro e da suspensão de algumas tarifas, persistem divergências em áreas como restrições tecnológicas, compras agrícolas e a exportação de químicos usados na produção de fentanil. O conflito comercial já teve um impacto significativo nos agricultores norte-americanos, com as exportações agrícolas para a China a caírem 53% entre janeiro e julho de 2025, face ao período homólogo de 2024.
Artigos
5




Mundo
Ver mais
Resgatados 50 migrantes à deriva a cerca de 100 quilómetros de Lanzarote
Um grupo de 50 imigrantes de origem magrebina, 49 homens e uma mulher, foi resgatado após ficar à deriva no mar a quase 100 quilómetros de Arrecife de Lanzarote numa lancha pneumática.

Presidente de transição da Síria participará na Assembleia Geral da ONU
O presidente de transição da Síria, Ahmad al-Sharaa, partiu hoje para os Estados Unidos, onde deverá intervir na 80.ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque, anunciou a televisão estatal síria.

Papa lamenta "indiferença" perante a violência que ameaça povos inteiros
O Papa Leão XIV lamentou hoje que povos inteiros se vejam confrontados com a violência e com uma "indiferença vergonhosa", que os abandona a "um destino de miséria".

Caças britânicos iniciam missões de defesa na Polónia após incursões russas
Londres, 21 set 2025 (Lusa) - Dois caças Typhoon da Força Aérea Real Britânica (RAF) iniciaram esta semana a primeira missão de defesa aérea da Nato na Polónia, após a incursão de drones russos no espaço aéreo da Aliança.