
Encontro entre Trump e Zelensky na próxima semana



O chefe da diplomacia dos Estados Unidos, Marco Rubio, anunciou que é provável que o Presidente norte-americano, Donald Trump, se reúna com o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, na próxima semana.
Falando aos jornalistas em Israel, Rubio confirmou que o encontro deverá ocorrer em Nova Iorque e faz parte de um esforço contínuo para alcançar a paz na região. Segundo Rubio, o líder dos Estados Unidos mantém a esperança de negociar um acordo de paz abrangente que inclua o Presidente russo, Vladimir Putin.
O diplomata norte-americano referiu que Trump já teve "várias ligações com Putin" e "várias reuniões com Zelensky", sendo este próximo encontro mais um passo nesse processo diplomático.
O objetivo principal é encontrar uma solução para a crise ucraniana através do diálogo entre as partes envolvidas. Do lado russo, um porta-voz presidencial reiterou a posição do seu governo, afirmando que "continuam abertos e prontos para o diálogo".
A mesma fonte sublinhou o interesse e a disposição da Rússia para "resolver a crise ucraniana por meios políticos e diplomáticos", sinalizando uma aparente recetividade aos esforços de negociação em curso.
Artigos
16















Mundo
Ver mais
Brasil. Casa 'aterra' em cima de carrinha após vento forte a fazer 'voar'
O temporal que está a atingir o estado brasileiro de Santa Catarina está previsto até segunda-feira e já causou estragos em dezenas de casas de Norte a Sul da região.

Vídeo: Exéquias de Charlie Kirk começam com pompa de funeral de Estado
As exéquias do ativista de extrema-direita norte-americano Charlie Kirk, recentemente assassinado, começaram hoje no State Farm Stadium, no Arizona, com dezenas de milhares de seguidores e a pompa e a escala de um funeral de Estado.

União Africana, UE e ONU condenam "casos de desrespeito" a direitos humanos
A União Africana, a União Europeia (UE) e as Nações Unidas (ONU) defenderam hoje o multilateralismo como a forma mais eficaz de enfrentar desafios e condenaram os casos de desrespeito ao direito internacional humanitário.

Elite política e económica portuguesa acusada de "conivência" com Angola
Académicos e ativistas disseram hoje que a elite política e económica portuguesa tem ajudado Angola a manter-se como um Estado "cleptocrático", numa relação alimentada pelo lucro e que tem enfraquecido a democratização do país.