menulogo
Notícias Agora
user
Close

Trump processa The New York Times por difamação

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, avançou com um processo judicial por difamação contra o jornal The New York Times, exigindo uma indemnização de 15 mil milhões de dólares.
News ImageNews ImageNews Image

O presidente norte-americano, Donald Trump, apresentou uma ação judicial por difamação contra o jornal The New York Times, reclamando uma indemnização de 15 mil milhões de dólares (cerca de 12,7 mil milhões de euros).

O processo visa não só o jornal, mas também quatro dos seus jornalistas, acusando-os de terem publicado declarações falsas sobre si, a sua família e os seus negócios.

A ação, interposta no Tribunal Distrital dos Estados Unidos na Florida, baseia-se em vários artigos e num livro da autoria dos jornalistas visados, publicados antes das eleições de 2024.

Trump alega que as publicações constituem "difamação intencional e maliciosa" e que os jornalistas publicaram as declarações com pleno conhecimento da sua falsidade.

Através das redes sociais, Donald Trump acusou o The New York Times de se ter tornado um "porta-voz" ou "porta-voz virtual" do Partido Democrata e da "esquerda radical".

Segundo documentos judiciais consultados pela Associated Press, a direção do jornal não respondeu a um pedido de comentário sobre o processo. Esta não é a primeira vez que Trump processa um órgão de comunicação social.

Em julho, interpôs uma ação semelhante contra o Wall Street Journal, exigindo 10 mil milhões de dólares (aproximadamente 8,5 mil milhões de euros).

Esse processo surgiu após a publicação de uma reportagem sobre alegadas ligações entre Trump e o empresário Jeffrey Epstein.

O Wall Street Journal afirmou que se iria "defender vigorosamente".

Artigos

21
Ver mais▼
categoryVer categoria completa