
Donald Trump Apresenta Nova Queixa Contra o The New York Times



O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, submeteu uma nova queixa por difamação num tribunal da Flórida contra o jornal The New York Times, reclamando uma indemnização de 15 mil milhões de dólares (12,8 mil milhões de euros). O processo de 40 páginas visa o jornal, três dos seus jornalistas e a editora que publicou um livro da autoria de dois dos jornalistas processados.
Segundo a queixa, a ação judicial diz respeito a "inúmeras declarações difamatórias, falsas e maliciosas" publicadas em dois artigos e num livro sobre as origens da fortuna do bilionário.
Os advogados de Trump argumentam que estas declarações "difamam e menosprezam injustamente a reputação profissional arduamente conquistada pelo Presidente Trump".
Esta nova ação surge após um juiz federal ter rejeitado veementemente uma queixa anterior.
A primeira ação judicial tinha como alvos o jornal, a editora e quatro jornalistas.
O magistrado Steven D. Merryday qualificou a intenção como "decididamente imprópria e inadmissível", lamentando as alegações "fastidiosas" e a falta de clareza na exposição das queixas por parte do autor.
Na sequência da decisão, o juiz pediu aos advogados de Trump que revissem o texto e não ultrapassassem as 40 páginas.
A queixa original, com 85 páginas, foi assim reduzida e a nova versão remove certos comentários políticos, incluindo excertos sobre a vitória eleitoral de Trump em 2024.
Em resposta, a porta-voz do New York Times, Danielle Rhoades Ha, citada pelo Washington Post, considerou a nova queixa infundada e sem "qualquer mérito".
Afirmou que se trata de "uma tentativa de amordaçar o jornalismo independente e gerar atenção mediática", assegurando que o jornal "não se deixará intimidar".
Artigos
14













Mundo
Ver mais
A Eurocidade do Guadiana participou, com a presença da sua Vice-Presidente Filomena Sintra, no Encontro Internacional de Bacias Hidrográficas


A ADENE – Agência para a Energia e a Universidade Eduardo Mondlane (UEM) assinaram um Protocolo de Colaboração que marca o início de uma nova fase na cooperação lusófona para a sustentabilidade. O acordo visa reforçar a transição energética em Moçambique, apostando na eficiência energética e hídrica, e na formação técnica de estudantes, profissionais e […]

As autoridades de Hong Kong confirmaram duas vítimas mortais depois de um avião de carga ter derrapado durante a aterragem e caído ao mar