
Cerimónias Fúnebres de Charlie Kirk



As cerimónias fúnebres de Charlie Kirk, ativista conservador assassinado a 10 de setembro, mobilizaram dezenas de milhares de pessoas no State Farm Stadium, no Arizona. O evento, com a escala de um funeral de Estado, durou mais de cinco horas e combinou a solenidade de uma cerimónia religiosa com o fervor de um comício político, contando com a presença de Donald Trump e de várias figuras do seu gabinete ministerial.
A atmosfera foi marcada por cânticos gospel e discursos que enalteceram Kirk como uma figura central do conservadorismo cristão.
Donald Trump, o orador principal, transformou a homenagem num ato político, descrevendo o assassínio de Kirk como um "ataque contra toda a nação" e as suas "liberdades mais sagradas".
O Presidente dos EUA elevou o ativista à condição de "mártir pela liberdade" e "grande herói americano", anunciando que lhe seria atribuída postumamente a Medalha Presidencial da Liberdade.
Em contraste com o tom de perdão de outros oradores, Trump declarou abertamente odiar os seus oponentes.
A viúva do ativista, Erika Kirk, assumiu a liderança da organização fundada pelo marido, a Turning Point USA, e emergiu como uma nova figura central da direita norte-americana.
No seu discurso, declarou perdoar o suspeito do homicídio, Tylor Robinson, afirmando que "é o que Cristo fez, e é o que Charlie faria".
Vários membros da administração, como o vice-presidente JD Vance, compararam a missão de Kirk à de Jesus Cristo, reforçando a fusão entre religião e patriotismo que dominou o evento.
O assassinato parece ter galvanizado o movimento, com a Turning Point USA a receber mais de 60 mil pedidos para a abertura de novas filiais em universidades.
Artigos
24























Mundo
Ver mais
Trump diz que paracetamol em grávidas pode causar autismo. FDA atuará
Donald Trump não apresentou provas ou explicações médicas para as novas recomendações. A FDA, a entidade reguladora da saúde do país, vai começar a desaconselhar a grávidas a toma de paracetamol. Grupos alertam que o não tratamento de febre em grávidas, por exemplo, pode levar a abortos espontâneos.

Tráfego aéreo suspenso no aeroporto de Copenhaga devido a drones
O tráfego aéreo do aeroporto de Copenhaga, o maior da Dinamarca, foi suspenso hoje à noite, após o avistamento de drones de grande porte, revelou fonte policial.

Lula denuncia "genocídio" e "limpeza étnica" em Gaza
O presidente brasileiro, Lula da Silva, voltou hoje a referir-se à guerra de Israel com o Hamas como um "genocídio" e uma "limpeza étnica" em Gaza, durante uma conferência nas Nações Unidas.

"Tomar Tylenol não é bom". Trump aponta associação de medicamento a autismo
O presidente dos Estados Unidos anunciou que a FDA vai notificar a comunidade médica de que o uso do acetaminopheno, ou paracetamol, durante a gravidez pode ser associado com um risco acrescido de autismo.