menulogo
Notícias Agora
user
Close
Mundo Segunda-feira, Agosto 25

Trump planeia envio de tropas da Guarda Nacional para Chicago

A administração do Presidente Donald Trump está a planear o envio de milhares de membros da Guarda Nacional para Chicago, a terceira maior cidade dos EUA, numa operação de grande escala para intensificar a repressão contra o crime e a imigração.
News ImageNews ImageNews Image

A imprensa norte-americana noticiou que o Pentágono está a elaborar planos, há semanas, para mobilizar milhares de membros da Guarda Nacional para Chicago já em setembro.

A operação visa reforçar o combate ao crime e à imigração irregular, segundo as informações divulgadas.

Um responsável do Pentágono, citado pela agência France-Presse, recusou-se a confirmar os planos, afirmando que o departamento não especula sobre operações, mas que trabalha continuamente com agências parceiras para proteger bens e pessoal federais.

A notícia surge após o envio de mais de 1.900 reservistas da Guarda Nacional para Washington. O próprio Presidente Trump confirmou a intenção de intervir em cidades governadas por democratas, declarando aos jornalistas na Casa Branca que, depois de Chicago, a ajuda seria estendida a Nova Iorque, com o objetivo de tornar as cidades "muito, muito seguras".

A potencial operação em Chicago seguiria um modelo semelhante ao implementado em Los Angeles em junho, onde 4.000 membros da Guarda Nacional da Califórnia e 700 fuzileiros navais foram mobilizados, apesar da oposição das autoridades locais.

Esta ação militar complementaria a intensificação da repressão já conduzida pelo Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) contra migrantes sem documentos. De acordo com dados da polícia de Chicago, a cidade registou 573 homicídios em 2024, o que representa uma diminuição de 8% em relação ao ano de 2023.

Artigos

5
News Image

Meio milhar de pessoas juntam-se em Lisboa para celebrar dia da independência

Cerca de 500 pessoas reuniram-se hoje no parque Eduardo VII, em Lisboa, para celebrar o dia da independência da Ucrânia com a presença da embaixadora ucraniana, que agradeceu o apoio de Portugal ao país em guerra. A concentração contou com cartazes de agradecimento a Portugal assim como uma faixa com a frase "O único caminho para a paz -- Vitória da Ucrânia". Os cerca de 500 manifestantes, segundo adiantou à Lusa fonte policial, desceram depois a Avenida da Liberdade entoando gritos de libertaç

Source LogoDiário de Notícias Madeira
News Image

Como Virginia Hall, que só tinha uma perna, pregou uma rasteira aos nazis

Espiã viveu uma vida de filme. Rejeitada, ergueu-se (com uma perna só) para se tornar a única mulher civil a ser agraciada pelos seus serviços na Segunda Grande Guerra. Durante a Segunda Guerra Mundial, Virginia Hall, uma agente norte-americana, tornou-se uma das figuras mais temidas pela Gestapo na França ocupada. Conhecida pelos nazis como “a mais perigosa de todas as espiãs aliadas”, a “senhora que coxeava”, como lhe chama a CIA, operava secretamente em Lyon, onde comandava redes da Resistência Francesa, salvava centenas de soldados aliados e pregava rasteiras aos seus perseguidores — apesar de ter apenas uma perna. Hall

Source LogoZAP Notícias
categoryVer categoria completa