Reconfiguração Global: A Ascensão Chinesa na Europa e as Tensões Laborais nos EUA Abalam a Indústria Automóvel



Carlos Tavares, antigo presidente executivo da Stellantis, antecipa uma profunda transformação na indústria automóvel europeia, prevendo que os fabricantes chineses se tornarão os “salvadores” de fábricas e empregos no continente.
Numa entrevista ao Financial Times, Tavares projetou que, nos próximos 10 a 15 anos, empresas chinesas adquirirão fábricas ocidentais em dificuldades, preservando postos de trabalho, mas acelerando o declínio de marcas europeias rivais.
O gestor português, que ele próprio assinou um acordo com a chinesa Leapmotor, admitiu que o objetivo final destas empresas é “engolir-nos um dia”.
Tavares criticou duramente as políticas da União Europeia, nomeadamente a proibição de motores de combustão em 2035, classificando-a como uma “estupidez” que resultou em investimentos massivos que poderão ser desperdiçados.
Segundo a sua visão “darwiniana”, apenas cinco ou seis grandes fabricantes sobreviverão globalmente, incluindo a Toyota, a Hyundai e duas empresas chinesas, como a BYD e a Geely.
O ex-executivo prevê ainda que a Tesla perderá terreno para os concorrentes chineses e levanta dúvidas sobre o futuro da própria Stellantis na era da desglobalização.
Entretanto, nos Estados Unidos, a indústria automóvel enfrenta desafios de outra natureza.
O Presidente Donald Trump prometeu o regresso de 316 trabalhadores sul-coreanos deportados em setembro de uma fábrica da Hyundai no estado da Geórgia. Trump admitiu a necessidade de mão de obra especializada, reconhecendo que a produção de baterias é “muito complexa e perigosa”.
A sua administração tinha sido criticada pelo governo da Coreia do Sul, que considerou que a deportação minava a confiança dos investidores.
Apesar da controvérsia, a Hyundai anunciou um novo investimento de 2,7 mil milhões de dólares na fábrica da Geórgia.
Artigos
5Economia
Ver mais
O Porto Santo está, mais uma vez, na lista da operação da Soltrópico para o verão de 2026, com voos de Lisboa e do Porto, destino bem conhecido no portefólio do operador turístico Grupo Newtour, e que continua a conquistar viajantes pela sua beleza natural, tranquilidade e qualidade da oferta turística. [Leia mais]

Chegaram oficialmente os dias de chuva e frio. Isto significa que pode estar na hora de comprar um aquecedor novo... Temos sugestões!

Opinião de Guilherme Porfírio, Brand Manager da Jameson Portugal

A Siemens Gamesa decidiu encerrar a unidade de produção em Oliveira de Frades, no distrito de Viseu, levando ao despedimento de mais de uma centena de trabalhadores. A empresa justifica a decisão com a falta de encomendas para a produção e reparação de pás para torres eólicas, situação que apanhou de surpresa o sindicato afeto ao setor. Segundo avançou a SIC e […] The post Siemens Gamesa encerra fábrica em Oliveira de Frades e despede mais de 100 trabalhadores first appeared on Jornal do Centro.




