A Nova Face da Casa Branca: Trump Renova Espaços Históricos com Mármore e um Salão de Baile



O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a conclusão da remodelação da Casa de Banho Lincoln, uma das divisões históricas da Casa Branca.
O anúncio foi feito através da sua rede social, Truth Social, onde também partilhou fotografias do resultado final do projeto, que se insere numa série de renovações ordenadas por si na residência oficial.
Antes da intervenção, a casa de banho apresentava um estilo Art Déco com azulejos verdes, datado de uma renovação realizada durante a presidência de Harry Truman, entre 1945 e 1953. Trump descreveu este estilo como 'totalmente inadequado para a época de Lincoln'. A nova decoração, por outro lado, utiliza mármore estatuário polido em preto e branco, que o presidente considera 'muito apropriado para a época de Abraham Lincoln', sugerindo que poderia até ser o mármore original do local.
Esta pedra é caracterizada pelo seu fundo branco com veios cinzentos.
Esta remodelação faz parte de um plano mais vasto de alterações na Casa Branca. A 23 de outubro, a Ala Leste foi demolida para dar lugar à construção de um novo e grandioso salão de baile. Segundo Trump, a obra é necessária porque o Salão Leste, o maior da Casa Branca, com capacidade para cerca de 200 pessoas, é demasiado pequeno.
O novo salão terá 8.400 metros quadrados e está avaliado em 300 milhões de dólares (258 milhões de euros). De acordo com a Associated Press, empresários abastados terão prometido doar 250 milhões de dólares (213,7 milhões de euros) para financiar o projeto.
Embora a Casa Branca tenha afirmado que divulgaria a identidade dos doadores, tal ainda não aconteceu.
Os trabalhos de preparação do local começaram em setembro, após o anúncio da iniciativa no final de julho, e a conclusão está prevista para antes do final do mandato de Trump, em janeiro de 2029.
Artigos
6Mundo
Ver mais
O Presidente do Brasil, Lula da Silva, lançou esta quinta-feira, no primeiro dia da cimeira de líderes da COP30 em Belém, um fundo internacional que pretende transformar a conservação das florestas tropicais numa estratégia financeira global.

EUA anuncia cancelamento de voos por causa da paralisação do Governo e “reduzir a pressão” sobre o controlo de tráfego aéreo. Estima-se uma redução de 10% na capacidade em 40 aeroportos. Os voos internacionais parecem estar, por agora, garantidos, mas com o avançar de situação poderá ser afetados. [Leia mais]

Donald Trump anunciou que uma força internacional será enviada “muito em breve” para Gaza, com o apoio da ONU, para estabilizar o território após dois anos de guerra.

Várias pessoas sentiram-se mal e outras tiveram de receber assistência hospitalar depois de um pacote suspeito ter chegado a uma base militar norte-americana. O pacote continha um pó branco.






