menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Apesar das Tensões, Trump e Xi Confirmam Encontro Crucial na Coreia do Sul

A Casa Branca confirmou a realização de um encontro entre os presidentes dos Estados Unidos e da China, Donald Trump e Xi Jinping, num momento de elevadas tensões comerciais entre as duas maiores economias mundiais.
News ImageNews ImageNews Image

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o seu homólogo chinês, Xi Jinping, vão reunir-se na próxima quinta-feira, dia 30 de outubro, na Coreia do Sul.

O anúncio foi feito pela Casa Branca, através da sua porta-voz, Karoline Leavitt, que especificou que o encontro ocorrerá à margem da cimeira da Cooperação Económica Ásia-Pacífico (APEC).

A confirmação surge num contexto de acentuadas tensões comerciais entre Washington e Pequim, que tinham colocado em dúvida a realização desta reunião.

O próprio Presidente Trump tinha anteriormente expressado incerteza sobre se o encontro se concretizaria.

Estas tensões foram sublinhadas por declarações recentes do secretário do Tesouro norte-americano, Scott Bessent.

Na quarta-feira, antes de uma deslocação à Malásia para se encontrar com o seu homólogo chinês, Bessent afirmou que os Estados Unidos poderão impor restrições às exportações chinesas.

A medida seria uma resposta à política de Pequim sobre as chamadas 'terras raras'.

No entanto, o secretário do Tesouro garantiu que, a avançar, qualquer restrição seria implementada em coordenação com os restantes membros do G7, o grupo das sete economias mais industrializadas do mundo. Um dos artigos menciona ainda que Donald Trump anunciou que visitará a China "no início do próximo ano".

Artigos

11
categoryVer categoria completa