Apesar das Tensões, Trump e Xi Confirmam Encontro Crucial na Coreia do Sul



O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o seu homólogo chinês, Xi Jinping, vão reunir-se na próxima quinta-feira, dia 30 de outubro, na Coreia do Sul.
O anúncio foi feito pela Casa Branca, através da sua porta-voz, Karoline Leavitt, que especificou que o encontro ocorrerá à margem da cimeira da Cooperação Económica Ásia-Pacífico (APEC).
A confirmação surge num contexto de acentuadas tensões comerciais entre Washington e Pequim, que tinham colocado em dúvida a realização desta reunião.
O próprio Presidente Trump tinha anteriormente expressado incerteza sobre se o encontro se concretizaria.
Estas tensões foram sublinhadas por declarações recentes do secretário do Tesouro norte-americano, Scott Bessent.
Na quarta-feira, antes de uma deslocação à Malásia para se encontrar com o seu homólogo chinês, Bessent afirmou que os Estados Unidos poderão impor restrições às exportações chinesas.
A medida seria uma resposta à política de Pequim sobre as chamadas 'terras raras'.
No entanto, o secretário do Tesouro garantiu que, a avançar, qualquer restrição seria implementada em coordenação com os restantes membros do G7, o grupo das sete economias mais industrializadas do mundo. Um dos artigos menciona ainda que Donald Trump anunciou que visitará a China "no início do próximo ano".
Artigos
11Mundo
Ver mais
Flores desabrocharam num dos lugares mais secos do mundo, o Deserto do Atacama, no Chile, noticiou a Associated Press (AP). "O deserto não polar (regiões sem gelo) mais seco da Terra, com uma média de cerca de dois milímetros de chuva por ano, foi uma explosão de cores esta semana, após as chuvas torrenciais invulgares durante os meses de inverno do Hemisfério Sul, que encharcaram o solo e as terras altas do deserto", refere a AP. O rosa-choque e o roxo são as cores da maioria das flores silvest

Confrontos entre a Tailândia e o Camboja, em julho, na fronteira comum, cujo traçado ambos contestam, causaram mais de 40 mortos e centenas de milhares de deslocados.

Líder norte-americano visitará a Malásia, o Japão e a Coreia do Sul e é provável que se encontre com o Presidente chinês.

Timor-Leste é o 11.º Estado-membro da Associação das Nações do Sudeste Asiático, após um longo processo negocial, congratulou-se o primeiro-ministro, Xanana Gusmão.








