O Rasto de Destruição do Tufão Kalmaegi no Sudeste Asiático



O tufão Kalmaegi atingiu a zona costeira central do Vietname na noite de quinta-feira, resultando na morte de cinco pessoas e ferindo outras sete nas províncias de Quang Ngai, Gia Lai e Dak Lak.
Com rajadas que alcançaram os 149 quilómetros por hora, a tempestade causou vasta destruição numa área que ainda recuperava de inundações recentes que já tinham provocado 47 mortos. As autoridades vietnamitas haviam retirado milhares de pessoas das zonas costeiras em antecipação à chegada do tufão, que se previa que gerasse ondas de até oito metros.
Os danos materiais no Vietname foram extensos.
Segundo o Ministério do Ambiente, pelo menos 57 casas ruíram e quase três mil sofreram danos nos telhados.
Adicionalmente, onze barcos afundaram, uma ponte desabou em Gia Lai devido às inundações e 1,6 milhões de clientes ficaram sem eletricidade, embora o serviço tenha sido parcialmente restabelecido.
O tufão, o 13.º a atingir o país em 2025, perdeu força ao avançar para o interior, tornando-se uma tempestade tropical, mas as previsões ainda apontam para chuvas fortes na costa central.
Antes de chegar ao Vietname, o Kalmaegi devastou as Filipinas, onde foi considerado o pior desastre do ano.
O Presidente filipino, Ferdinand Marcos Jr., declarou o estado de emergência após a tempestade ter causado pelo menos 188 mortos e 135 desaparecidos.
As Filipinas, que são atingidas por cerca de 20 tempestades ou tufões anualmente, já se preparam para a chegada de outro ciclone tropical, o Fung Wong, que poderá evoluir para um supertufão na próxima semana.
Estes eventos sublinham a vulnerabilidade da região a desastres naturais, cujo impacto tem sido significativo.
Só no Vietname, antes da chegada do Kalmaegi, os desastres naturais já tinham provocado 279 mortes ou desaparecidos e prejuízos superiores a dois mil milhões de euros este ano.
Os cientistas alertam que as alterações climáticas provocadas pela atividade humana estão a intensificar a frequência, a mortalidade e o poder destrutivo destes fenómenos climáticos extremos.
Artigos
11Mundo
Ver mais
João Matlombe defende reestruturação profunda da aviação moçambicana

Ministra do Trabalho espanhola foi atacada depois de a filha de 13 anos ter sido fotografa a usar mala de luxo. Acessório é uma imitação e foi comprado numa feira em Vila Nova de Cerveira.

Alta Representante para a Política Externa da UE diz que deslocação livre é difícil de justificar perante a agressão à Ucrânia

ONU estimou, no início da semana, que cerca de seis milhões de pessoas foram afetadas pela passagem do furacão de categoria 5









