Balanço da Expo Osaka e Preparativos para a Expo Abreu



A participação de Portugal na Expo 2025 de Osaka, no Japão, que terminou a 13 de outubro, é considerada um sucesso, tendo reforçado a imagem do país como um parceiro criativo, inovador e sustentável. Planeado pela AICEP, o Pavilhão de Portugal recebeu mais de 2,3 milhões de visitantes ao longo de seis meses e gerou um volume de negócios direto de 4,5 milhões de euros através da sua loja e restaurante. Foram realizados 400 eventos, que contaram com mais de 550 mil participantes, e acolhidas 210 delegações internacionais de 65 países.
Projetado pelo arquiteto japonês Kengo Kuma sob o tema “Oceano, Diálogo Azul”, o pavilhão foi distinguido com o prémio de Melhor Conceito Temático da Expo e conquistou o bronze nas categorias de Melhor Arquitetura Exterior e Melhor Apresentação no World Expolympics.
A presença portuguesa contou com a visita de personalidades como António Guterres, António Costa, José Ramos-Horta e membros do Governo português, como o primeiro-ministro Luís Montenegro, sublinhando a sua relevância.
A execução financeira respeitou o orçamento autorizado, sem desvios.
Entretanto, em Lisboa, prepara-se a 11.ª edição da Expo Abreu, a maior feira de viagens de inverno do país, que decorrerá nos dias 18 e 19 de outubro no Pavilhão Carlos Lopes. O evento promete descontos até 60% em pacotes de viagem e terá Macau como destino convidado, que promoverá a sua cultura através de iniciativas como a Dança do Leão. O Turismo do Algarve marcará presença na Expo Abreu com um stand de 18 m², com o objetivo de reforçar a sua promoção junto do mercado nacional, o principal emissor de turistas para a região. Segundo André Gomes, presidente do Turismo do Algarve, a participação é uma oportunidade para mostrar que o Algarve é um destino de excelência durante todo o ano, promovendo ofertas para além do sol e mar, como natureza, cultura, gastronomia e turismo ativo.
Artigos
17Economia
Ver mais
O júri liderado pelo economista Augusto Mateus aceitou o pedido do consórcio Newtour/MS Aviation para adiar até 24 de Novembro o prazo para apresentar uma proposta de compra da Azores Airlines. A notícia foi avançada pela agência Lusa, citada na imprensa portuguesa (para ler no “Observador” clique aqui), que cita uma fonte ligada ao processo. […] O conteúdo Júri aceita adiar prazo para apresentação de proposta pela Azores Airlines aparece primeiro em Presstur.

De acordo com o mais recente boletim do Sistema de Informação de Mercados Agrícolas (SIMA), referente à semana de 3 a 9 de novembro de 2025, as cotações médias dos borregos registaram aumentos significativos nas principais áreas de mercado do Alentejo. Em Beja, o preço do borrego entre 13 e 21 quilos subiu 0,40 euros […]

O rendimento das famílias na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) continuou a crescer no segundo trimestre, subindo 0,4% em relação aos primeiros três meses do ano, mostram dados divulgados pela instituição.

Apesar de registar uma ligeira redução de 1,1% em 2024, a região de Lisboa e Vale do Tejo continua a ser a que apresenta o maior volume absoluto de despesa







