
Turismo do Centro diz que visitantes estão a cancelar ou adiar viagens



Rui Ventura, presidente da Turismo Centro de Portugal, afirmou que os incêndios estão a ter um impacto “muito grande” na atividade turística da região, resultando em cancelamentos e adiamentos de reservas, especialmente em hotéis e alojamentos de turismo rural. Esta quebra na procura é atribuída à perceção de insegurança e inacessibilidade gerada pela divulgação global de imagens da destruição, embora Ventura sublinhe que a área ardida não representa a totalidade do território. O presidente da entidade descreveu a situação como “uma ferida aberta, no coração do Centro de Portugal”, um território que se destaca pela sua paisagem e autenticidade. Apesar de a zona afetada ser crucial para o turismo de paisagem, Rui Ventura reforça que “o Centro de Portugal não ardeu todo, tem muito ainda para dar”. A Turismo Centro de Portugal expressou solidariedade para com os autarcas e empresários locais que enfrentam esta “tragédia ambiental”. Em resposta à crise, os serviços da Turismo do Centro estão a contactar os municípios e as empresas do setor, em articulação com o Turismo de Portugal e o Estado, para desenvolver medidas de apoio. Destacando a resiliência dos empresários e da população, Ventura anunciou que já está a ser programada uma campanha para reafirmar a marca Centro de Portugal. Estão também previstas iniciativas para revitalizar as zonas afetadas, como o evento Trail Mont-Blanc, agendado para maio de 2026, nos concelhos de Arganil e Pampilhosa da Serra, com o objetivo de “reerguer aquele território”.
Os incêndios rurais em Portugal continental, que se têm registado desde julho, principalmente nas regiões Norte e Centro, já causaram três mortos e vários feridos.
Segundo dados provisórios, até 20 de agosto, a área ardida no país ultrapassou os 222 mil hectares.
Artigos
10









Economia
Ver mais
Farmacêutica suíça Roche investe 598 milhões em fábrica nos EUA
A farmacêutica suíça Roche informou hoje que se iniciaram as obras da sua nova fábrica na Carolina do Norte, Estados Unidos, que contará com um investimento inicial de 700 milhões de dólares (598 milhões de euros).

Isenção de IVA das rações para apoiar agricultores poderá durar 6 meses
Os agricultores afetados pelos incêndios vão poder beneficiar da isenção temporária de IVA na compra de rações para animais durante seis meses, prevê a proposta de lei do Governo que deu hoje entrada no parlamento.

Wall Street misto após pressão de Trump sobre a Fed
A bolsa nova-iorquina abriu hoje mista, com alguns dos principais índices a negociar junto da linha de água, depois de mais um ataque do Presidente Donald Trump à Reserva Federal (Fed).

Mota-Engil com melhor posição de sempre no Ranking Mundial da Construção
Para além de integrar o restrito lote das 100 maiores construtoras mundiais (76.ª posição), o ranking da ENR coloca a empresa como a segunda maior na América Latina e a sexta em Africa, sendo a maior europeia no continente africano [Leia mais]