
Ucrânia: Ex-presidente ucraniano reaparece para elogiar Putin e criticar UE



O ex-presidente ucraniano Viktor Yanukovych, deposto em 2014 e atualmente exilado na Rússia, reapareceu num vídeo divulgado pela agência noticiosa russa RIA Novosti.
Após um longo silêncio, Yanukovych, de 75 anos, elogiou o presidente russo Vladimir Putin e teceu críticas aos líderes europeus do seu tempo, acusando-os de "arrogância" e de não compreenderem as complexidades económicas da Ucrânia.
Na altura, a Comissão Europeia era presidida por José Manuel Durão Barroso.
Surpreendentemente, Yanukovych afirmou que o seu "objetivo final era a adesão da Ucrânia à UE" e que, durante a sua presidência (de fevereiro de 2010 a fevereiro de 2014), controlou e impulsionou este processo.
Contudo, reiterou a sua oposição "categórica e firme" à adesão da Ucrânia à NATO, considerando-a "catastrófica" e um "caminho direto para uma guerra civil".
A sua destituição ocorreu após 93 dias de intensos protestos, conhecidos como a Revolução Euromaidan.
As manifestações começaram em novembro de 2013, precisamente quando Yanukovych se recusou a assinar um acordo de associação com a UE, preferindo uma maior integração económica com a Rússia. Na mesma linha, Vladimir Putin afirmou que o conflito atual "não surgiu como resultado de um ataque, mas do golpe de Estado" contra Yanukovych e apontou as "tentativas do Ocidente de incorporar a Ucrânia na NATO" como uma das causas da crise. Em 2019, Viktor Yanukovych foi condenado à revelia no seu país a 13 anos de prisão por alta traição e cumplicidade na agressão militar russa de 2014, que resultou na anexação da Crimeia e no apoio a separatistas em Donetsk e Lugansk.
Após a invasão em larga escala de 2022, a Rússia anexou estas duas regiões, bem como Zaporijia e Kherson.
Artigos
8







Mundo
Ver mais
Rússia realiza o maior ataque à Ucrânia desde o início da guerra
Canal Alentejo Canal Alentejo - Plataforma independente de Jornalismo, cultura, educação e investigação A Rússia lançou este domingo o maior ataque à Ucrânia desde o início da invasão em fevereiro de 2022, atingindo a capital, Kiev, com 805 drones e mísseis. O ataque provocou pelo menos duas mortes, incluindo uma mãe e o seu filho de três meses, e deixou 17 feridos, segundo autoridades ucranianas. O porta-voz da […] O Artigo Rússia realiza o maior ataque à Ucrânia desde o início da guerra o primeiro a aparecer Canal Alentejo foi escrito por Redacão.

10h. Rússia atingiu Kiev na última noite
Pela primeira vez no conflito, foi atingido um edifício governamental. Ainda, Lula da Silva critica os brasileiros que apoiam as pressões de Donald Trump em relação ao julgamento de Jair Bolsonaro.

Primeiro-ministro do Japão demite-se
Maioria que apoiava o Governo nas duas câmara do parlamento dissipou-se e há um forte descontentamento dos eleitores preocupados com o custo da habitação.

Alpinista morre após 15 dias isolada em montanha
Natalia Nagovitsina, de 47 anos, não resistiu às condições extremas após sofrer um acidente durante a descida do Pico Jengish...