menulogo
Notícias Agora
user
Close

Ucrânia: Ex-presidente ucraniano reaparece para elogiar Putin e criticar UE

O ex-presidente ucraniano Viktor Yanukovych, deposto em 2014, quebrou um longo silêncio para elogiar Vladimir Putin e criticar a União Europeia, afirmando que o seu objetivo sempre foi a adesão da Ucrânia ao bloco europeu.
News ImageNews ImageNews Image

O ex-presidente ucraniano Viktor Yanukovych, deposto em 2014 e atualmente exilado na Rússia, reapareceu num vídeo divulgado pela agência noticiosa russa RIA Novosti.

Após um longo silêncio, Yanukovych, de 75 anos, elogiou o presidente russo Vladimir Putin e teceu críticas aos líderes europeus do seu tempo, acusando-os de "arrogância" e de não compreenderem as complexidades económicas da Ucrânia.

Na altura, a Comissão Europeia era presidida por José Manuel Durão Barroso.

Surpreendentemente, Yanukovych afirmou que o seu "objetivo final era a adesão da Ucrânia à UE" e que, durante a sua presidência (de fevereiro de 2010 a fevereiro de 2014), controlou e impulsionou este processo.

Contudo, reiterou a sua oposição "categórica e firme" à adesão da Ucrânia à NATO, considerando-a "catastrófica" e um "caminho direto para uma guerra civil".

A sua destituição ocorreu após 93 dias de intensos protestos, conhecidos como a Revolução Euromaidan.

As manifestações começaram em novembro de 2013, precisamente quando Yanukovych se recusou a assinar um acordo de associação com a UE, preferindo uma maior integração económica com a Rússia. Na mesma linha, Vladimir Putin afirmou que o conflito atual "não surgiu como resultado de um ataque, mas do golpe de Estado" contra Yanukovych e apontou as "tentativas do Ocidente de incorporar a Ucrânia na NATO" como uma das causas da crise. Em 2019, Viktor Yanukovych foi condenado à revelia no seu país a 13 anos de prisão por alta traição e cumplicidade na agressão militar russa de 2014, que resultou na anexação da Crimeia e no apoio a separatistas em Donetsk e Lugansk.

Após a invasão em larga escala de 2022, a Rússia anexou estas duas regiões, bem como Zaporijia e Kherson.

Artigos

8
categoryVer categoria completa