Genebra Palco de Tensão: Ucrânia e Europa Debatem Controverso Plano de Paz Americano



Representantes dos Estados Unidos, da Ucrânia e das principais potências europeias, incluindo França, Alemanha e Reino Unido, reuniram-se este domingo em Genebra para debater um plano de paz norte-americano para a guerra na Ucrânia.
A comitiva dos EUA, que se acredita ser liderada pelo Secretário de Estado Marco Rubio, chegou à cidade para apresentar e discutir a proposta de 28 pontos que visa pôr fim a um conflito que dura há quase quatro anos.
O plano gerou considerável alarme tanto em Kiev como nas capitais europeias.
Os aliados ocidentais da Ucrânia encaram a proposta com desconfiança, considerando que esta favorece os interesses de Moscovo.
A natureza das negociações é crítica, levantando questões sobre potenciais concessões territoriais e militares por parte da Ucrânia, um tema central para o futuro do país.
Neste contexto de alta tensão diplomática, o Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, comentou que a Europa deve adotar uma postura simultaneamente "diplomática e dura" durante as conversações. A delegação ucraniana, por sua vez, já realizou encontros prévios com os seus homólogos de França, Alemanha e Reino Unido para discutir e alinhar posições face à iniciativa americana, conforme anunciado pelo negociador de Kiev.












