menulogo
Notícias Agora
light modedark mode
Audio News Icon
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Ucrânia afirma que proposta de paz com aliados ocidentais está 90% acordada

A Ucrânia anunciou que as negociações para uma proposta de paz com os seus aliados ocidentais estão quase concluídas, faltando apenas acertar 'os detalhes'.
left
right
News ImageNews ImageNews Image

O secretário do Conselho de Segurança Nacional e Defesa da Ucrânia, Rustem Umerov, anunciou que uma proposta de paz está 90% acordada entre as partes envolvidas. As negociações, que agora se focam nos 'detalhes' finais, incluem representantes de Kiev, de vários países europeus, da União Europeia, da NATO e dos Estados Unidos. Segundo Umerov, que divulgou a informação na rede social Telegram, as discussões abordaram garantias de segurança, os pontos específicos do plano de paz, a recuperação económica do país e diversas questões político-militares. A deslocação de conselheiros europeus de segurança nacional a Kiev no sábado para um fórum de segurança serviu para aprofundar estas conversações, que envolvem um plano de 20 pontos liderado pelos EUA. Este avanço surge num período de intensificação das ações diplomáticas, que antecedem um encontro de líderes ocidentais, previsto para terça-feira em Paris.

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, também se referiu ao progresso do acordo no seu discurso de Ano Novo, afirmando que a proposta está 90% pronta, mas alertou que os restantes 10% 'contêm tudo'. Zelensky expressou o desejo de que os esforços resultem numa paz duradoura 'para décadas'. Numa publicação na rede social X, o presidente destacou que as discussões avançam em três direções chave: garantias de segurança, reconstrução e a criação de um 'quadro básico para uma reconstrução real'. A ofensiva militar russa, iniciada a 24 de fevereiro de 2022, é considerada a mais grave crise de segurança na Europa desde a Segunda Guerra Mundial.

Artigos

6
Explorar A seguir Resumos Fontes Ouvir
App Notícias Agora
Acompanhe todas as notícias de Portugal e do mundo de forma ainda mais fácil. Instale a nossa app gratuita!
Google Play App Store
Phones