menulogo
Notícias Agora
light modedark mode
Audio News Icon
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Presidente ucraniano demite mais três altos funcionários dos serviços de informações

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, prossegue com a reestruturação do aparelho de segurança e defesa do país, demitindo mais três altos funcionários do Serviço Nacional de Informações (SBU).
left
right
News ImageNews ImageNews Image

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, anunciou a demissão de três altos funcionários do Serviço Nacional de Informações (SBU), uma decisão que se segue à destituição, na segunda-feira, do chefe da mesma agência, Vasily Maliuk. A Presidência ucraniana confirmou as demissões através de três decretos, que afastaram Oleksandr Dubrovin, chefe do Departamento de Contra-Informação Militar; Serhiy Andrushchenko, chefe do Centro de Contraterrorismo e considerado o “número dois” da agência; e Serhiy Naumiuk, vice-diretor do SBU.

Até ao momento, não foram divulgados quaisquer detalhes sobre os motivos que levaram a estas decisões.

Para o lugar de chefe interino do SBU, Zelensky nomeou Yevgeny Khmara, que anteriormente liderava o Centro de Operações Especiais ‘A’ do SBU. Estas mudanças fazem parte de uma reestruturação mais ampla do aparelho de segurança e defesa da Ucrânia, que ocorre após quase quatro anos de guerra contra a Rússia, iniciada a 24 de fevereiro de 2022. Nos últimos dias, o presidente ucraniano já tinha efetuado outras alterações significativas, nomeando o antigo chefe dos serviços de informações militares, Kirill Budanov, para chefiar o seu gabinete presidencial e promovendo também mudanças na liderança do Ministério da Defesa.

Artigos

14
Explorar A seguir Resumos Fontes Ouvir
App Notícias Agora
Acompanhe todas as notícias de Portugal e do mundo de forma ainda mais fácil. Instale a nossa app gratuita!
Google Play App Store
Phones