menulogo
Notícias Agora
light modedark mode
Audio News Icon
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

UE Decreta Fim do Gás Russo para 2027 Apesar de Importações Atuais Continuarem

A União Europeia alcançou um acordo para proibir as importações de gás russo até ao outono de 2027, numa decisão estratégica para eliminar a dependência energética de Moscovo, embora as entregas atuais, como a que se dirige a Portugal, prossigam sob as regras vigentes.
left
right
News ImageNews ImageNews Image

Os Estados-membros da União Europeia e os eurodeputados chegaram a um acordo para cessar gradualmente todas as importações de gás proveniente da Rússia.

A medida, motivada pela guerra na Ucrânia, visa terminar a dependência do bloco comunitário em relação ao gás natural russo e estabelece o outono de 2027 como a data limite para a sua implementação. A proibição específica dos contratos de longo prazo entrará em vigor, o mais tardar, a 1 de novembro de 2027. Apesar desta decisão de longo prazo, as importações de gás russo continuam a ocorrer no presente. Exemplo disso é a chegada prevista de um navio russo com gás natural liquefeito (GNL) ao terminal de Sines, em Portugal, na próxima quinta-feira, 4 de dezembro. A embarcação, de nome “Vladimir Voronin” e proveniente da península de Yamal, realizará a terceira entrega de gás russo ao país durante o ano de 2025, após um interregno de seis meses. Esta operação é legal, uma vez que as sanções europeias impostas ao setor energético russo, na sequência do conflito iniciado em 2022, ainda autorizam as importações de GNL por via marítima até 2028. Com esta nova carga, prevê-se que o volume de importações de gás russo por parte de Portugal em 2025 se mantenha semelhante ao registado em 2024.

Atualmente, a Rússia representa uma pequena fração do fornecimento de gás a Portugal, um cenário distinto do período anterior à guerra, quando era um dos principais fornecedores.

Artigos

45
Ver mais▼
Explorar A seguir Resumos Fontes Ouvir
App Notícias Agora
Acompanhe todas as notícias de Portugal e do mundo de forma ainda mais fácil. Instale a nossa app gratuita!
Google Play App Store
Phones