menulogo
Notícias Agora
light modedark mode
Audio News Icon
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Sombra da Corrupção: Ex-Chefe da Diplomacia da UE no Centro de Investigação

Federica Mogherini, ex-chefe da diplomacia da União Europeia e atual reitora do prestigiado Colégio da Europa, foi indiciada por crimes de corrupção, fraude e conflito de interesses, num caso que abala as instituições europeias.
left
right
News ImageNews ImageNews Image

Federica Mogherini, ex-alta representante da UE para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança, foi indiciada pela Procuradoria Europeia por suspeitas de corrupção, fraude, conflito de interesses e violação de segredo profissional. A antiga vice-presidente da Comissão Europeia durante a presidência de Jean-Claude Juncker (2014-2019) foi detida na terça-feira, na sequência de buscas realizadas nas instalações do Colégio da Europa na cidade belga de Bruges, instituição académica que dirige desde setembro de 2020. A investigação foca-se no alegado favorecimento de uma candidatura a um projeto financiado pela União Europeia, destinado à instrução de jovens diplomatas. De acordo com a Procuradoria Europeia, a candidatura vencedora terá tido acesso indevido a informação confidencial, o que lhe conferiu uma vantagem ilícita sobre os restantes concorrentes.

Além de Mogherini, foram também detidos o diplomata italiano Stefano Sannino e um funcionário do Colégio da Europa, ambos indiciados pelos mesmos crimes. Sannino, que foi secretário-geral executivo do Serviço Europeu de Ação Externa (SEAE), ocupa atualmente o cargo de diretor-geral no departamento da Comissão Europeia para o Médio Oriente. As autoridades realizaram igualmente buscas nas instalações do SEAE em Bruxelas, o serviço que coordena a diplomacia comunitária.

Os três detidos foram entretanto libertados, por a Procuradoria Europeia considerar não existir perigo de fuga.

O caso assume particular relevância dado o prestígio do Colégio da Europa, conhecido como a instituição académica da elite europeia e frequentado por figuras proeminentes como o presidente francês Emmanuel Macron, a presidente do Parlamento Europeu Roberta Metsola e o antigo presidente da Comissão Europeia Jean-Claude Juncker.

Artigos

25
Ver mais▼
Explorar A seguir Resumos Fontes Ouvir
App Notícias Agora
Acompanhe todas as notícias de Portugal e do mundo de forma ainda mais fácil. Instale a nossa app gratuita!
Google Play App Store
Phones