Investimento de 2,9 Milhões de Euros para Modernizar a Saúde Mental na Guarda



O projeto de requalificação e ampliação do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital Sousa Martins, na Guarda, representa um investimento total de 2,9 milhões de euros por parte da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda.
A portaria que autoriza a ULS a proceder à repartição dos encargos da empreitada já foi publicada em Diário da República, permitindo que a obra seja consignada em breve. A ULS descreve a intervenção como um "investimento estratégico na modernização da rede de cuidados de saúde mental", que irá reforçar a capacidade de resposta da instituição e garantir melhores condições estruturais, funcionais e assistenciais tanto para os utentes como para os profissionais. A necessidade da obra é sublinhada pelo estado de degradação "muito grande" do atual edifício. O financiamento da obra será partilhado. Cerca de 1,5 milhões de euros provêm do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), enquanto o valor restante, aproximadamente 1,4 milhões de euros, será suportado por capitais próprios da ULS da Guarda, conforme estipulado numa adenda ao contrato de financiamento com a Administração Central do Sistema de Saúde. Este projeto insere-se na submedida "Requalificar as instalações dos Serviços Locais de Saúde Mental existentes", que faz parte do investimento "Conclusão da Reforma da Saúde Mental e implementação da Estratégia para as Demências" do PRR. Durante o período das obras, o funcionamento do departamento será assegurado em instalações provisórias no Seminário da Guarda. Esta solução foi formalizada através de um protocolo de cedência assinado em 2023 entre o Conselho de Administração da ULS, a reitoria do seminário e os responsáveis do departamento.
Artigos
5Local
Ver mais
No dia em que a Ethiopian Airlines assinalou os quatro meses da operação entre Adis Abeba, capital da Etiópia, e o Porto, o voo foi num dos seus aviões Airbus A350-900. [Leia mais]

Após múltiplos impasses, o executivo da junta de freguesia Avenidas Novas foi formalmente empossado, mas só conseguiu ser eleito à terceira tentativa. Para desfazer o congelamento do executivo, Daniel Gonçalves aceitou incluir o nome de Jorge Barata na governação, mas a lista foi rejeitada por votação democrática. O conteúdo “Esta presidência não pactuará com sombras”, avisa Daniel Gonçalves aparece primeiro em Olhares de Lisboa.

O executivo açoriano realça que a atualização do PRR foi realizada "em total alinhamento com a estratégia nacional e com as orientações da Comissão Europeia"

João Pedro Leitão é o novo presidente da Assembleia Municipal de Palmela. Diamantino Pereira, 1º secretário e Érica Ribeirinho 2ª secretária completam a nova Mesa da Assembleia. João Pedro Leitão, do Partido Socialista, é o novo presidente da Assembleia Municipal de Palmela, resultado principal da primeira sessão da Assembleia Municipal de Palmela que decorreu esta […]