
ULS Lezíria: Um Plano de Investimento Ambiocioso para a Modernização da Saúde na Região



A Unidade Local de Saúde da Lezíria (ULS Lezíria) anunciou um plano de investimentos de 18,5 milhões de euros, a executar até 2030, para modernizar as suas infraestruturas e equipamentos. O financiamento, enquadrado no programa Portugal2030, provém do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e do Alentejo2030, e foi apresentado aos profissionais da instituição no dia 20 de outubro. O Hospital de Santarém receberá a maior fatia do investimento, cerca de 16 milhões de euros. Este montante destina-se a projetos estruturantes, como a criação de uma Unidade de Ambulatório de Psiquiatria e Saúde Mental e de uma Unidade de Cuidados Intermédios de Medicina Interna. Serão também remodelados quatro serviços de internamento (Ginecologia e Obstetrícia, Cirurgia, Ortopedia e Medicina) e substituídas a rede de água e o Quadro Geral de Baixa Tensão. O plano contempla ainda a modernização tecnológica, com a aquisição de equipamentos como mamógrafo, tomógrafo, ecógrafos e ventiladores, a aposta na sustentabilidade através de viaturas elétricas e o reforço da digitalização com novas soluções informáticas. Para os Cuidados de Saúde Primários (CSP), está previsto um investimento de 2,5 milhões de euros. Este valor permitirá a criação de dois Centros de Diagnóstico Integrado, um Gabinete de Movimento e Reabilitação, seis novos gabinetes de Medicina Dentária e a aquisição de uma unidade móvel para rastreios. Adicionalmente, os municípios receberão cerca de 13,5 milhões de euros do PRR para intervir em infraestruturas dos CSP, que são de propriedade municipal. Paralelamente, a ULS Lezíria tem previsto um investimento estratégico global de cerca de 63 milhões de euros até 2030, que inclui a construção de um novo edifício hospitalar, a ampliação do Hospital de Dia de Oncologia e melhorias na eficiência energética. Segundo o presidente do Conselho de Administração, Pedro Marques, apesar de ser um "processo exigente", este investimento permitirá criar espaços mais qualificados e melhorar a resposta às necessidades da população.
Artigos
6





Atualidade
Ver mais

Unidades dos sectores público, privado e social foram alvo de quase 43 mil queixas no primeiro semestre deste ano. Cuidados de saúde e segurança do utente são o principal motivo do descontentamento.


Suspeito em fúria após ver negados os serviços pedidos quando o carro estava funcional. Vítimas sofrem ferimentos graves.
 A Bola
A Bola CNN Portugal
CNN Portugal Correio da Manhã
Correio da Manhã ECO
ECO Euronews Português
Euronews Português Expresso
Expresso Jornal de Negócios
Jornal de Negócios Maisfutebol
Maisfutebol Now
Now O Jornal Económico
O Jornal Económico Público
Público Record
Record Renascença
Renascença RTP Notícias
RTP Notícias Sábado
Sábado SIC
SIC SIC Notícias
SIC Notícias TVI Notícias
TVI Notícias Visão
Visão zerozero.pt
zerozero.pt















