
Sensibilização e Investigação sobre o Cancro da Mama em Portugal



A consciencialização sobre o cancro da mama tem sido alvo de destaque, nomeadamente através de eventos como a "Semana da Mama", que decorre em Oeiras. A iniciativa, organizada no Palácio Anjos, em Algés, tem como objetivo alertar para a doença, contando com a participação de Cristóvão Sousa, investigador do Instituto Gulbenkian Medicina Molecular.
O lema do evento, "Um bom par de mamas requer muita ciência", sublinha a importância da investigação no combate a esta patologia. Sérgio Dias, outro investigador do mesmo instituto e colíder do Laboratório Translacional de Cancro da Mama Avançado, reforça a necessidade de sensibilização, apontando para dados preocupantes. Em Portugal, o cancro da mama é responsável pela morte de mais de duas mil pessoas todos os anos. Além disso, o especialista alerta para uma tendência crescente de diagnósticos em pessoas com menos de 40 anos, o que torna a divulgação de informação e o diagnóstico precoce ainda mais cruciais para a população. No meio das incertezas que um diagnóstico de cancro da mama acarreta, surgem também mensagens de esperança baseadas nos progressos da ciência.
Para muitas mulheres em idade fértil, uma das maiores angústias é a possibilidade de não poderem ser mães após a doença.
Contudo, os avanços científicos têm aberto novos caminhos que permitem a preservação da fertilidade.
Atualmente, a resposta à pergunta "ainda vou poder ser mãe?"
pode ser afirmativa, demonstrando que fechar a porta à maternidade já não tem de ser um destino inevitável para as doentes oncológicas.
Artigos
10









Atualidade
Ver mais
Em Portugal esta é a semana em que se comemora a SEMANA DO ALEITAMENTO MATERNO! E não podíamos deixar de a assinalar na Unidade de Saúde Familiar Caminhos do Cértoma. O tema deste ano é “Priorizar o Aleitamento: criar sistemas de apoio sustentáveis”! A alimentação saudável tem início pelo leite materno, recomendado em exclusividade até […] O conteúdo Semana do Aleitamento Materno aparece primeiro em Bairrada Informação.

Manifestantes pró-Palestina, que já haviam cortado por duas horas o trânsito automóvel na Praça D. João I, bloquearam parcialmente a Avenida dos Aliados, no Porto, pelas 22h30, prosseguindo o protesto.

As notícias na Rádio Observador. Aconteça o que acontecer.

Um homem de 63 anos, de nacionalidade polaca, foi hoje resgatado do navio mercante em que seguia ao largo de Cascais, no distrito de Lisboa, devido a uma emergência médica, adiantou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).