menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

A Sombra da Insegurança: Perceção de Crime Aumenta em Portugal

Um recente barómetro revela um aumento na perceção de insegurança entre os portugueses, com um em cada três a temer ser vítima de assalto ou agressão, apesar de a maioria ainda considerar Portugal um país seguro.
News ImageNews ImageNews Image

O Barómetro de 2025 da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) indica que um em cada três portugueses receia ser assaltado ou agredido, o que representa um aumento de 10 pontos percentuais em relação a 2023. O estudo, realizado em julho com base em 600 entrevistas telefónicas, revela uma aparente contradição: embora 63% dos inquiridos se sintam seguros no dia a dia e 60% considerem o país seguro, o relatório assinala que a sensação de segurança "tem andado a perder terreno, ainda que de forma silenciosa".

Esta perceção de insegurança é mais acentuada entre as mulheres, os idosos e as classes sociais mais baixas. Desde a pandemia de covid-19, a desconfiança aumentou, com uma perceção negativa de segurança a afetar todas as áreas avaliadas, com especial destaque para a Europa e a Grande Lisboa. Segundo os autores do estudo, a segurança parece mais robusta quanto mais próxima é a realidade, sendo a freguesia e o município os locais onde a sensação de segurança mais resiste, com apenas um em cada dez inquiridos a considerar a sua zona de residência insegura.

O inquérito apurou ainda que 9% dos participantes afirmaram ter sido vítimas de crime nos últimos 12 meses, descrito como "o valor mais alto desde 2012". Um dado considerado inquietante é que mais de metade das vítimas não apresentou queixa, apontando como principal motivo a "falta de confiança na justiça".

A seguir à criminalidade violenta, o cibercrime surge como a segunda maior ameaça à segurança.

O relatório conclui que, embora Portugal seja estatisticamente um dos países mais seguros da Europa, a perceção de insegurança é uma "ferida mais social do que factual".

Os locais onde as pessoas se sentem mais seguras são em casa durante o dia (92%), enquanto os transportes públicos à noite (6%) e os estádios de futebol e zonas de diversão noturna (11%) são considerados os mais inseguros. O estudo foi conduzido pela empresa Pitagórica e tem uma margem de erro estimada de cerca de 4%.

Artigos

7

Atualidade

Ver mais
News Image
PSP apreende 5,8 toneladas de haxixe em megaoperação na Grande Lisboa

PSP apreende 5,8 toneladas de haxixe em megaoperação na Grande Lisboa A Polícia de Segurança Pública (PSP) apreendeu cerca de 5.800 quilos de haxixe, “a maior quantidade de droga apreendida pela PSP, com um valor estimado no mercado ilícito superior a vários milhões de euros”, no decorrer de uma operação de grande envergadura contra o tráfico de droga na Grande Lisboa, realizada entre 17 e 20 […] O conteúdo PSP apreende 5,8 toneladas de haxixe em megaoperação na Grande Lisboa aparece primeiro em Correio de Sintra.

Source LogoCorreio de Sintra
News Image
Enfermeiros em greve esta sexta-feira, 24 de outubro

Canal Alentejo Canal Alentejo - Plataforma independente de Jornalismo, cultura, educação e investigação Os enfermeiros portugueses vão aderir à greve nacional da Administração Pública, convocada para esta sexta-feira, 24 de outubro, com paralisações previstas durante a noite, manhã e tarde. A greve é promovida pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), que reivindica um Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) que não represente um retrocesso nos direitos conquistados e a […] O Artigo Enfermeiros em greve esta sexta-feira, 24 de outubro o primeiro a aparecer Canal Alentejo foi escrito por Redacão.

Source LogoCanal Alentejo
categoryVer categoria completa