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Ataque a Autocarro de Adeptos Causa Morte em Itália

A violência no desporto italiano atingiu um novo patamar trágico com a morte do motorista de um autocarro, vítima de um ataque perpetrado por adeptos de uma equipa de basquetebol rival.
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Um motorista de 65 anos, identificado como Raffaele Marianella, morreu no domingo na sequência de um violento ataque ao autocarro que transportava adeptos da equipa de basquetebol Estra Pistoia. O incidente ocorreu na localidade de Contigliano, perto de Rieti, após um jogo da segunda divisão em que a equipa visitante venceu a formação local, RSR Sebastiani Rieti.

Os responsáveis pelo ataque terão sido adeptos da equipa da casa.

De acordo com a imprensa italiana, o autocarro, que regressava a Pistoia, foi emboscado e atacado com pedras, paralelos e outros objetos contundentes.

Um tijolo partiu o vidro frontal do veículo e atingiu mortalmente o segundo motorista.

Apesar da intervenção das equipas médicas e de várias tentativas de reanimação, o óbito foi declarado no local.

As autoridades italianas, que tinham fornecido uma escolta policial ao autocarro antes do ataque, estão a investigar o caso como homicídio e a trabalhar para identificar os autores.

A Federação Italiana de Basquetebol (FIP) emitiu um comunicado a expressar as "mais sentidas e profundas condolências" à família da vítima, condenando veementemente o ato de violência e garantindo que acompanhará os desenvolvimentos judiciais para tomar as medidas necessárias.

A tragédia gerou forte comoção e repúdio no desporto italiano.

A primeira-ministra de Itália, Giorgia Meloni, classificou o ataque como um "ato de violência inaceitável e insano" e um "ato covarde e criminoso", manifestando a esperança de que os responsáveis sejam rapidamente levados à justiça. Também o ministro do Desporto, Andrea Abodi, expressou o seu choque, afirmando que os agressores são "delinquentes que se transformaram em assassinos" e que estão "a anos-luz de distância dos valores desportivos".

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Mais preciosidades a leilão

Destaques do leilão H&H Classics em Inglaterra incluem 4 Harley-Davidson e uma Honda de Grande Prémio raríssima Um quarteto de Harley-Davidson raras junta-se a uma moto de Grande Prémio Honda RS500 GP de 1985 no leilão da H&H Classics.Uma coleção de motos que representam ambos os lados do Atlântico — desde as cruisers cromadas da Harley-Davidson até à herança GP de dois tempos da Honda — será leiloada, ainda este mês, pela H&H Classics no Museu Nacional da Motocicleta em Solihull, no Reino Unido.O leilão realiza-se na quarta-feira, 29 de outubro de 2025, e promete atrair colecionadores e entusiastas, graças a uma seleção que inclui três Harleys, uma chopper artesanal replica da "Capitão América" do filme Easy Rider e uma Honda RS500 impecavelmente restaurada — uma moto outrora vulgar, agora uma peça rara da história dos Grandes Prémios. Montes de cromados numa Harley-Davidson V-RodA liderar o contingente americano está uma impressionante Harley-Davidson VRSCA V-Rod de 2004, repleta de cromados e equipada com praticamente todos os acessórios genuínos que o catálogo da Motor Company oferecia na época.Registada em nome da própria Harley-Davidson durante os dois primeiros anos da sua vida, esta V-Rod em particular chegou a figurar no Catálogo Oficial de Vestuário Motorizado da marca — autêntica propaganda ambulante do metal Milwaukee e do brilho espelhado. Com os seus escapes Screamin' Eagle, 8.000 Euros em acessórios de fábrica e um preço de venda estimado entre 9.000 e 12.000 Euros, é um exemplo notável da bravata da Harley do início dos anos 2000.Como diz Mike Davis, Especialista Sénior em Motos da H&H Classics:"É uma Harley-Davidson maravilhosamente apresentada, com uma história fascinante. Esperamos que atraia muito interesse quando for a leilão." A cinco quilómetros de nova — uma cápsula do tempo em duas rodasDo cromado dos anos 2000 à potência dos anos 1970, a FLH-1200 de 1978 é, sem dúvida, a sobrevivente mais pura do grupo.Esta Electra Glide percorreu apenas cinco quilómetros desde nova, mantendo-se em único proprietário desde que foi comprada numas férias em Nova Iorque, há quase meio século.Tem sido mantida em exposição estática desde então, mas começou a funcionar periodicamente — uma cápsula do tempo móvel estimada em 6.000 a 8.000 Euros. Para os fiéis da Harley-Davidson, é uma oportunidade de possuir um dos exemplares mais originais da big twin da era AMF que provavelmente já viu.A completar o trio de motos tradicionais da Harley está uma FLSTS Springer de 1997, equipada com alforges e pára-brisas da época. Registada inicialmente num concessionário Harley-Davidson antes de ser vendida ao seu único proprietário privado em 1998, está avaliada em 7.000 a 8.000 Euros.Mike Davis acrescenta: "É ótimo ter três Harley-Davidson tão diferentes, de três décadas diferentes, no nosso próximo leilão. Cada uma tem o seu próprio charme e proporcionará muito prazer ao seu novo proprietário." "Captain America" encontrada (foto abertura) Se as Harley-Davidson são feitas de metal americano, então a Panzer-Paughco "Capitão América" Chopper é puro cinema sobre duas rodas.Feita à mão em homenagem à icónica máquina Easy Rider de Peter Fonda, esta versão de 2004 utiliza um motor Neo-Pan de 90 polegadas cúbicas da Accurate Engineering, alojado num quadro Paughco, com acabamento naquela inconfundível pintura com riscas e estrelas.Estimada entre 11.000 e 13.000 Euros, é menos uma moto e mais uma afirmação cultural — uma carta de amor à contracultura e à estrada."A chopper do Capitão América é uma das motos mais icónicas já exibidas nos ecrãs", diz Davis. “Esta recriação fiel capta esse espírito na perfeição.” Honda RS500 de Grande Prémio de 1985 A combinar a potência da Harley com algo ainda mais feroz, está a Honda RS500R, uma deslumbrante moto de GP acabada com a pintura de Joey Dunlop. Uma autêntica peça da história do desporto automóvel que leva o leilão de Milwaukee a Motegi de uma só vez.Introduzida em 1982 como irmã de produção da NS500 de fábrica, a RS500 oferecia às equipas privadas acesso a potência do mais alto nível para os Grandes Prémios.O seu motor de 498 cc, três cilindros a dois tempos, refrigerado a água, contava com indução por válvulas de palheta e, a partir de 1986, o inovador sistema ATAC da Honda para uma entrega de potência mais suave — embora "suave" seja relativo quando se trata de um motor de dois tempos para GPs de meados dos anos 80. Esta máquina em particular foi restaurada para um concurso com um padrão impecável, com acabamento na pintura NW200 de Joey Dunlop e provém de uma prestigiada coleção privada.O número do quadro está apenas a um dígito da moto Honda Britain de fábrica de Roger Marshall, tornando-a o mais próximo possível da máquina de fábrica que a maioria dos colecionadores alguma vez conseguirá.Sem uso desde o restauro e ainda com as suas jantes Comstar originais da época, a RS500R representa uma rara oportunidade de possuir um pedaço do legado de dois tempos da Honda - uma moto que preencheu a lacuna entre a exótica de fábrica e a de competição privada, agora firmemente no reino dos colecionadores sérios. Do lado mais vulgar, mas nem por isso menos preciosas, aparece uma Suzuki GT750 arrefecida a líquido, chamada a "chaleira", num estado impecável de espantar, ou várias Triumph, AJS e BSA clássicas... algumas sem preço de reserva.Quando e ondeSão 183 motos, e algumas scooters, e todas serão leiloadas pela H&H Classics no Museu Nacional da Motocicleta, em Solihull, perto de Birmingham, na quarta-feira, 29 de outubro de 2025.Dos cromados e do carisma da Harley-Davidson à precisão aguçada da era dos motores a dois tempos da Honda, este é um leilão que capta na perfeição as almas contrastantes da cultura motociclística - uma movida por binário estrondoso, a outra por rotações estridentes.Pode consultar todos os lotes do leilão no site oficial.

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