Balanço de Sinistralidade: 18 Mortes na Época Balnear e Vítima Mortal em Acidente na A4



A época balnear de 2025, que decorreu entre 1 de maio e 31 de outubro, terminou com um balanço de 18 acidentes mortais nas praias portuguesas, segundo dados da Autoridade Marítima Nacional (AMN). A principal causa de morte foi o afogamento, com 12 vítimas, seguido por doença súbita, com cinco casos, e uma morte por causa desconhecida.
Dos afogamentos, três ocorreram em praias marítimas vigiadas, sete em zonas não vigiadas e dois fora da época balnear. Já as mortes por doença súbita registaram-se maioritariamente em praias vigiadas (quatro casos). Regionalmente, o Algarve registou quatro mortes: três por doença súbita nas praias de Cabanas de Tavira, Monte Gordo e Porto de Mós (Lagos), e uma por afogamento em Armação de Pêra.
Foi também reportado um acidente mortal na Praia Formosa, no Funchal.
Durante este período, a AMN realizou 1162 salvamentos e 3918 ações de primeiros socorros em todo o país.
O dispositivo de vigilância e socorro incluiu 353 elementos da Polícia Marítima, 116 tripulantes das Estações Salva-vidas e um reforço para praias não vigiadas com 62 militares da Marinha, 34 viaturas "SeaWatch", seis motas 4x4 e três motas de salvamento marítimo.
Paralelamente, na segunda-feira, um acidente na Autoestrada 4 (A4), na zona de Penafiel, provocou uma vítima mortal.
A colisão, ocorrida por volta das 16h55 no sentido Amarante-Porto, envolveu um automóvel e um motociclo. O condutor do motociclo, um homem de 34 anos, não sobreviveu ao acidente.
A circulação na via esteve cortada e foi desviada para a A11, tendo sido reaberta às 19h10, embora de forma condicionada a apenas uma faixa de rodagem.
Artigos
9Atualidade
Ver mais
Duas mulheres, com idades de 30 e 70 anos, ficaram feridas após uma colisão entre dois automóveis ter ocorrido junto à entrada da localidade de Enxames, no concelho do Fundão, esta tarde de terça-feira Fonte do Comando Sub-regional das Beiras e Serra da Estrela, indicou que sofreram ferimentos ligeiros e que foram transportadas para o […] O conteúdo Colisão provoca dois feridos aparece primeiro em Beira Baixa TV.

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve um homem de 40 anos, suspeito de ter provocado um incêndio numa instituição de solidariedade social situada em Arcozelo, concelho de Barcelos, na madrugada de sábado. A operação foi conduzida pelo Departamento de Investigação Criminal de Braga, fora de flagrante delito, segundo informou a autoridade esta terça-feira. De […]

Dois militares da Guarda Nacional Republicana (GNR) da Trofa prestaram auxílio, na manhã de 30 de outubro, a um casal de idosos cuja viatura ficou imobilizada devido a um pneu furado na Variante à EN14, que liga aquela região a Braga. O incidente ocorreu por volta das 11h00, quando os guardas Costa e Monteiro, do […]

A Capitania do Porto do Funchal veio informa ter sido recebida do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a situação geral do estado do tempo (vento e mar) para a orla marítima, até às 1800 horas locais de 05 de Novembro, referente ao arquipélago da Madeira: O vento soprará de Oes-Sudoeste fresco (31-39 km/h) […]







