menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Alterações no Preço dos Combustíveis

O preço dos combustíveis em Portugal apresenta uma tendência mista no arranque da semana de 29 de setembro, com o gasóleo a registar uma subida pela quinta vez nas últimas seis semanas, enquanto a gasolina fica mais barata.
News ImageNews ImageNews Image

A partir desta segunda-feira, 29 de setembro de 2025, o preço do gasóleo deverá aumentar 0,5 cêntimos por litro, enquanto a gasolina simples 95 deverá descer até 1 cêntimo por litro. Com esta atualização, o preço médio do gasóleo simples fixar-se-á em 1,567 euros por litro e o da gasolina simples 95 em 1,703 euros. Algumas gasolineiras, como a Galp e a Repsol, aumentaram o preço do gasóleo simples em 1 cêntimo, para 1,699 €/l e 1,684 €/l, respetivamente.

Os postos de marca própria, junto a hipermercados, refletem a mesma tendência.

Analisando a evolução desde o início do ano, o preço do gasóleo desceu de 1,609 para 1,567 euros por litro, o que representa uma poupança de 2,52 euros num depósito de 60 litros. Já a gasolina 95 teve uma variação mínima, passando de 1,722 para 1,713 euros por litro, resultando numa poupança de apenas 54 cêntimos para a mesma quantidade.

No contexto europeu, segundo o mais recente boletim da Comissão Europeia, Portugal tem a sexta gasolina 95 mais cara, 8,7 cêntimos acima da média europeia e 23,2 cêntimos mais cara que em Espanha.

No gasóleo simples, o país ocupa a nona posição, com um preço 15,7 cêntimos superior ao espanhol.

A Dinamarca apresenta os preços mais elevados em ambos os combustíveis.

Nos mercados internacionais, a cotação do barril de Brent registou a terceira subida consecutiva, atingindo máximos desde o início de agosto, cotando-se nos 69,42 dólares.

Este aumento é atribuído a uma possível contração da oferta devido a problemas de exportação no Curdistão iraquiano, na Venezuela e a interrupções no fornecimento russo.

Por outro lado, a Agência Internacional de Energia (AIE) considerou "insustentável" o aumento previsto das reservas de petróleo, após a produção ter atingido um máximo em agosto e a OPEP+ ter decidido um novo aumento para outubro. A AIE estima que, no segundo semestre, as reservas mundiais crescerão em média 2,5 milhões de barris por dia, superando largamente a procura.

Artigos

22
Ver mais▼

Economia

Ver mais
categoryVer categoria completa