
"Um treinador condenado". Imprensa inglesa arrasa Amorim e já há candidatos à sucessão



O futuro de Rúben Amorim no comando do Manchester United está sob intenso escrutínio após uma derrota histórica e humilhante frente ao Grimsby Town, equipa da quarta divisão, que eliminou os ‘red devils’ da Taça da Liga nos penáltis. Este resultado, no início de uma temporada em que o clube ainda não venceu ao fim de três jogos oficiais, gerou uma onda de contestação por parte de adeptos, imprensa e antigos jogadores.
A imprensa britânica não poupou nas críticas, utilizando palavras como "vergonha", "escândalo" e "humilhação" para descrever a eliminação.
Vários jornalistas descreveram Amorim como um "treinador condenado", cuja linguagem corporal durante o jogo já denunciava a pressão.
As críticas estenderam-se a antigos futebolistas, como Gabriel Agbonlahor, que acusou o técnico português de ser "um cobarde" pela sua postura durante o desempate por grandes penalidades. Simon Jordan e Chris Sutton juntaram-se ao coro de vozes que questionam a sua capacidade para liderar o clube, apontando a falta de evolução da equipa. Visivelmente abalado após o encontro, Rúben Amorim criticou publicamente os seus jogadores pela falta de intensidade, afirmando que estes "deixaram uma mensagem bem clara" com a sua exibição e que "algo tem de mudar". O treinador, que já na época passada terá apresentado a demissão, encontra-se numa posição delicada, com a imprensa a avançar uma lista de potenciais sucessores que inclui nomes como Oliver Glasner, Andoni Iraola, Gareth Southgate e Zinedine Zidane.
Apesar da forte pressão externa, alguns artigos referem que a direção do Manchester United, incluindo o proprietário Sir Jim Ratcliffe, mantém um voto de confiança em Rúben Amorim.
A administração acreditará no seu trabalho e pretende conceder-lhe mais tempo para consolidar resultados, embora a margem de manobra seja limitada.
O próximo jogo, frente ao Burnley, é visto como um teste decisivo para o futuro do treinador português, que, desde que chegou ao clube, soma um registo de 16 vitórias em 45 jogos oficiais.
Artigos
20



















Desporto
Ver mais
EM DIRETO: Rui Borges faz a antevisão ao Sporting-FC Porto
Treinador dos leões vai estar em conferência de imprensa para fazer a antevisão ao Clássico com o FC Porto, agendado para a noite de amanhã, sábado, a partir das 20h30.

'Novela' perto do fim. Akturkoglu deixa Benfica para reforçar Fenerbahçe
Kerem Akturkoglu foi o responsável pelo apuramento do Benfica e consequente eliminação do Fenerbahçe na Liga dos Campeões, mas é ao serviço do clube turco que irá prosseguir carreira, num negócio que poderá ficar selado na ordem dos 25 milhões de euros.

EM DIRETO: FC Porto e Sporting de Braga conhecem oponentes na Liga Europa
FC Porto e Sporting de Braga são os únicos representantes portugueses na Liga Europa e, esta sexta-feira, ficarão a conhecer os oito adversários que terão pela frente na fase de liga única da Liga Europa, num sorteio que decorre no Mónaco.

Negócio fechado: Kiwior reforça FC Porto e pode custar 27 milhões
Defesa polaco voa para Portugal nas próximas 24 horas. Chegará emprestado com obrigação de compra, num negócio que poderá chegar aos 27 milhões de euros. Será o 10.º reforço do FC Porto para 2025/26.