menulogo
Notícias Agora
user
Close

Visita de Estado de Donald Trump ao Reino Unido

A visita de Estado de Donald Trump ao Reino Unido foi marcada por uma sumptuosa receção oficial, concebida como uma 'operação de charme' para fortalecer os laços transatlânticos, mas foi também ensombrada por protestos e ceticismo quanto aos seus resultados práticos.
News ImageNews ImageNews Image

A visita de Estado do presidente norte-americano, Donald Trump, ao Reino Unido foi descrita por vários comentadores como uma "grande operação de charme" por parte das autoridades britânicas. Segundo analistas como Bruno Reynaud de Sousa e Francisco Pereira Coutinho, a iniciativa pretendia manter Trump "perto da Europa", especialmente num "momento muito difícil" que o Reino Unido atravessa.

A receção foi caracterizada por uma notável "pompa e circunstância", com o Rei Carlos III a fazer "de tudo para cortejar Donald Trump" no Castelo de Windsor, num esforço considerado "sem precedentes". O tratamento real proporcionou a Donald Trump a experiência de um "conto de fadas", permitindo-lhe viver, por dois dias, a vida da realeza, algo que, segundo o comentador João Ferreira Dias, ele não pode ser. Ricardo Monteiro descreveu o ambiente, nomeadamente o banquete, como um evento para "homens de poder e de dinheiro", assente na "bajulação e galanteria".

A agenda oficial da visita incluiu um encontro na quinta-feira com o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer.

Apesar da calorosa receção oficial, a estadia de Trump foi ensombrada por inúmeras manifestações de protesto que juntaram milhares de pessoas, o que levou a que o presidente norte-americano não fosse muito visto publicamente.

No entanto, registou-se também a presença de "super fãs" do líder dos EUA.

No final, o balanço da visita parece ser mais simbólico do que prático.

Para o comentador Ricardo Monteiro, o evento foi recheado de "muita aparência e muitos sorrisos", mas "os frutos são nenhuns", sugerindo a ausência de resultados concretos.

Artigos

11
categoryVer categoria completa