menulogo
Notícias Agora
user
Close

Acordo de Comércio Livre entre UE e Indonésia

A União Europeia e a Indonésia assinaram um acordo de comércio livre em Bali, culminando quase uma década de negociações e assinalando um novo capítulo nas suas relações bilaterais num contexto de crescentes tensões comerciais globais.
News ImageNews ImageNews Image

O acordo de comércio livre entre a União Europeia (UE) e a Indonésia foi formalmente assinado em Bali pelo comissário europeu do Comércio, Maros Sefcovic, e pelo ministro indonésio dos Assuntos Económicos, Airlangga Hartarto. A conclusão das negociações já tinha sido anunciada em julho pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e pelo Presidente indonésio, Prabowo Subianto, que descreveram o acordo como "ambicioso".

Sefcovic classificou a assinatura como um "momento histórico", afirmando que ambas as partes enviam uma "mensagem poderosa ao mundo" sobre o compromisso com um "comércio internacional aberto, mutuamente benéfico e baseado em regras".

O ministro indonésio declarou que se inicia "uma nova era nas relações bilaterais", prevendo que a ratificação possa ocorrer em janeiro de 2027.

O tratado é visto como equilibrado e orientado para o futuro, apoiando a diversificação das cadeias de abastecimento de matérias-primas essenciais. A Indonésia, a maior economia do Sudeste Asiático, detém as maiores reservas mundiais de níquel, um recurso estratégico para a indústria de veículos elétricos, e ambiciona posicionar-se como um fornecedor-chave para as economias verdes. Para a UE, o acordo representa uma vitória na sua agenda de diversificação comercial, especialmente após o aumento das tensões com os EUA devido à imposição de tarifas. As negociações decorreram durante cerca de 10 anos e enfrentaram obstáculos significativos, sendo o óleo de palma um dos principais pontos de discórdia devido às restrições da UE relacionadas com o seu impacto ambiental e a desflorestação.

Artigos

9
categoryVer categoria completa