menulogo
Notícias Agora
user
Close

Sistema de Alerta de Fogos da Universidade de Aveiro Premiado

Uma equipa internacional, com participação da Universidade de Aveiro, desenvolveu um inovador sistema de alerta precoce para fogos rurais que foi recentemente premiado numa conferência científica.
News ImageNews ImageNews Image

Uma equipa internacional, que integra investigadores da Universidade de Aveiro (UA), desenvolveu um sistema de alerta precoce para fogos rurais que foi distinguido com o prémio “Runner-Up” na categoria de Demonstradores numa conferência científica. O projeto, que utiliza tecnologia de Internet das Coisas (IoT), resulta de uma colaboração transfronteiriça entre Portugal e Espanha, no âmbito do projeto RATEOSPC e do Programa de Cooperação Interreg Espanha-Portugal (POCTEP). O sistema baseia-se na integração de sensores sem fios que monitorizam em tempo real diversos dados ambientais e biofísicos, como a temperatura, a humidade e a velocidade e direção do vento.

Recorrendo a tecnologia de código aberto (open-source), a plataforma processa, armazena e visualiza a informação recolhida, permitindo não só a monitorização contínua, mas também a realização de análises preditivas para a geração de alertas automáticos sobre o risco potencial de incêndio. Esta abordagem proativa visa facilitar a deteção precoce de fogos e a implementação de estratégias de resposta mais eficientes.

O trabalho, intitulado “Demo of an early warning system for remote sensing of wildfires”, foi apresentado por Marta Oliveira na 7th Experiment@ International Conference – expat’25, que decorreu entre 3 e 5 de setembro na Horta, Faial.

A demonstração, que competiu com outros 23 trabalhos, permitiu aos participantes visualizar dados reais dos sensores e os mecanismos de alerta.

Foi ainda apresentado um artigo científico sobre o sistema pelos mesmos autores.

Desenvolvido por uma equipa do Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática (DETI) e do Instituto de Telecomunicações (IT) da UA, em conjunto com o Centro de Investigaciones Científicas y Tecnológicas de Extremadura, de Espanha, a componente do projeto em que a UA participa tem conclusão prevista para dezembro. A relevância desta ferramenta é sublinhada pelos dados provisórios do ICNF, que indicam que, até 31 de agosto, Portugal registou 7.042 incêndios rurais que consumiram 254.296 hectares.

Artigos

4

Ciência e Tecnologia

Ver mais
News Image

Alcanena assinala Noite Europeia dos Investigadores com conversa sobre o cancro no Centro Ciência Viva do Alviela

Jornal Mais Ribatejo O Centro Ciência Viva do Alviela, em Alcanena, volta a juntar ciência e comunidade na Noite Europeia dos Investigadores, que se celebra na última sexta-feira de setembro, este ano a 26 de setembro, com início às 19h30. A iniciativa decorre no âmbito do projeto EU-Embraces e propõe, este ano, um Café de Ciência com o […] O conteúdo Alcanena assinala Noite Europeia dos Investigadores com conversa sobre o cancro no Centro Ciência Viva do Alviela aparece primeiro em Mais Ribatejo.

Source LogoMais Ribatejo
categoryVer categoria completa