menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Questões Ambientais em Portugal: Resíduos Eletrónicos e Proteção de Polinizadores

A poluição gerada por resíduos eletrónicos e a necessidade de proteger os polinizadores são duas preocupações ambientais prementes em Portugal, motivando denúncias de associações e iniciativas de sensibilização por parte da comunidade científica.
News ImageNews ImageNews Image

A gestão de resíduos e a conservação da biodiversidade são temas ambientais de grande relevância em Portugal. Recentemente, a associação ambientalista Zero denunciou a grave situação da poluição causada por Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE), ao mesmo tempo que a comunidade científica lança novas ferramentas para a proteção de espécies polinizadoras.

No Dia Internacional dos REEE, a Zero revelou que, no ano passado, 165 mil toneladas destes resíduos foram descartadas no ambiente ou entregues a sucateiros ilegais.

Portugal recolheu apenas 26% dos REEE, falhando a meta comunitária de 65%.

A associação alerta para a libertação de substâncias tóxicas, como PCBs e mercúrio, perigosas para a saúde pública e o ambiente. A Zero responsabiliza o Ministério do Ambiente e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) pela inação, criticando os baixos orçamentos das entidades gestoras e a tolerância para com a rede de sucateiros ilegais. Para solucionar o problema, a associação propõe a criação de um sistema de depósito e reembolso para os equipamentos.

Em resposta, a Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, mencionou que uma auditoria ao tratamento dos REEE foi concluída.

Noutro domínio da proteção ambiental, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) anunciou o lançamento do livro “Guia de Polinizadores de Portugal”. A obra, resultado do projeto PolinizAÇÃO, financiado pelo Fundo Ambiental, apresenta 222 espécies de polinizadores existentes no país, com fotografias e esquemas detalhados.

O objetivo é sensibilizar o público para a importância destes organismos, essenciais para a biodiversidade e a produção de alimentos.

Investigadores como João Loureiro e Carolina Caetano destacam que o guia pretende aproximar a ciência da sociedade e combater os preconceitos contra os insetos polinizadores, cujo declínio é preocupante a nível mundial.

O lançamento do livro está agendado para o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, e o tema será também abordado numa palestra em Vila do Conde.

Artigos

10

Ciência e Tecnologia

Ver mais
News Image
IPVC conquistou o 1.º lugar dos Prémios Ciências do Desporto COP

O Politécnico de Viana do Castelo conquistou o 1.º lugar dos Prémios Ciências do Desporto COP | Repsol 2024/25, na categoria de Psicologia e Pedagogia do Desporto. A distinção, promovida pelo Comité Olímpico de Portugal, refere-se ao artigo “Improving Motor Competence of Children: The ‘Super Quinas’ Intervention Program in Portuguese Primary Schools”, liderado por Luís […] O conteúdo IPVC conquistou o 1.º lugar dos Prémios Ciências do Desporto COP aparece primeiro em Altominho.tv.

Source LogoAltominho.tv
categoryVer categoria completa