Reestruturação em Coimbra: Urgência dos Covões Transforma-se para Otimizar Cuidados de Saúde



A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra anunciou que o Serviço de Urgência do Hospital Geral, conhecido como Hospital dos Covões, passou a funcionar como um Centro de Atendimento Clínico (CAC). Esta alteração tem como objetivo assegurar o tratamento de situações agudas não emergentes, reforçando a rede de cuidados de proximidade e otimizando os percursos dos utentes no sistema de saúde. A decisão, comunicada pela administração da ULS de Coimbra, presidida por Alexandre Lourenço, foi motivada pela análise da atividade do serviço de urgência do Hospital dos Covões. A unidade registava entre 10 a 15 atendimentos diários, um número significativamente inferior à média de 450 atendimentos diários no Serviço de Urgência dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC). Este desfasamento evidenciou a necessidade de reorganizar a resposta para garantir uma melhor utilização dos recursos e uma maior eficiência fora do horário de funcionamento dos cuidados primários. O novo Centro de Atendimento Clínico assegurará o atendimento imediato a situações que não configurem uma emergência médica, funcionando de forma articulada com as unidades de saúde familiar, a Linha SNS24, os cuidados domiciliários e os hospitais. Adicionalmente, os HUC passarão a referenciar doentes para este centro quando apropriado, permitindo respostas mais rápidas e humanizadas para casos que não necessitam do enquadramento de uma urgência hospitalar. Esta unidade integra-se na rede de Centros de Atendimento Clínico da ULS de Coimbra, que já inclui os hospitais de Cantanhede, Ansião, Oliveira do Hospital e Miranda do Corvo. Segundo a ULS, esta rede já atendeu mais de 12 mil utentes referenciados pela Linha SNS24, o que contribuiu para uma redução de 17% na afluência às urgências hospitalares em comparação com o período homólogo do ano anterior. A ULS de Coimbra planeia ainda abrir um novo CAC no concelho para servir as duas margens do rio Mondego, consolidando a sua estratégia de cuidados de proximidade.
Artigos
27Mundo
Ver mais
Um avião de carga despenhou-se hoje pouco depois da descolagem no aeroporto de Louisville, Kentucky, na região centro-leste dos Estados Unidos, provocando um grande incêndio no solo, adiantaram as autoridades norte-americanas. "O voo 2976 da UPS despenhou-se por volta das 17:15 (22:15 em Lisboa)", referiu a Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês). A mesma fonte identificou a aeronave como um McDonnell Douglas MD-11 com destino ao Havai. O Departamento de Polícia Metropolitana

O Ministro dos Negócios Estrangeiros diz que Portugal recebeu informação sobre quais são as necessidades e garante que a UE está a trabalhar em conjunto. Ainda, sobe número de mortos no Kentucky.


‘Vice’ de George W. Bush (de 2021 a 2009) faleceu devido a complicações de uma pneumonia.














