menulogo
Notícias Agora
user
Close

Novas Medidas e Reivindicações na Vacinação em Portugal

Portugal prepara-se para alargar o acesso à vacinação, com a Direção-Geral da Saúde a tornar gratuita a vacina da gripe para bebés e um movimento cívico a relançar a sua luta pelo direito à vacinação de todos os doentes crónicos.
News ImageNews ImageNews Image

A Direção-Geral da Saúde (DGS) anunciou que a vacinação contra a gripe será gratuita para todas as crianças dos 6 aos 23 meses durante a campanha sazonal outono-inverno 2025-2026. A campanha, que decorrerá entre 23 de setembro de 2025 e 30 de abril de 2026 em unidades do Serviço Nacional de Saúde e farmácias comunitárias, inclui também a vacinação contra a COVID-19. A decisão de alargar a gratuidade da vacina da gripe a esta faixa etária baseia-se em dados nacionais que indicam elevadas taxas de hospitalização e de cuidados intensivos neste grupo. A DGS recomenda ainda a vacina para crianças entre os dois e os quatro anos que sofram de doença grave. Paralelamente, no ano em que se assinalam os 60 anos do Plano Nacional de Vacinação (PNV), foi anunciado o relançamento do MOVA – Movimento Doentes pela Vacinação. A iniciativa, fundada pela RESPIRA – Associação Portuguesa de Pessoas com DPOC e outras Doenças Respiratórias Crónicas, conta com o apoio institucional da Fundação Portuguesa do Pulmão, do GRESP e da Sociedade Portuguesa de Pneumologia. A missão do movimento é sensibilizar a sociedade e os decisores políticos para a importância da vacinação na idade adulta, com especial foco nos doentes crónicos, e lutar por um acesso mais justo. José Albino, Presidente da RESPIRA, recordou o primeiro marco do movimento: a comparticipação da vacina antipneumocócica para maiores de 65 anos em 2020.

Agora, os objetivos são mais ambiciosos.

O MOVA defende a inclusão no PNV ou a comparticipação das vacinas contra o Herpes Zoster e o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), bem como das vacinas antialérgicas (imunoterapia).

Reivindica ainda o reforço da vacina contra a tosse convulsa, o alargamento da vacina de alta dose contra a gripe e a comparticipação total da vacina antipneumocócica para todos os doentes crónicos, independentemente da idade, defendendo a "justiça na promoção da saúde".

Artigos

5

Atualidade

Ver mais
categoryVer categoria completa