menulogo
Notícias Agora
user
Close

Campanha de Vacinação Sazonal Outono-Inverno 2025-2026

A campanha de vacinação sazonal outono-inverno 2025-2026 arranca a 23 de setembro, trazendo como principal novidade o alargamento da vacina gratuita contra a gripe a todas as crianças entre os seis e os 23 meses.
News ImageNews ImageNews Image

A Direção-Geral da Saúde (DGS) anunciou o arranque da campanha de vacinação sazonal contra a gripe e a COVID-19 para o período de outono-inverno 2025-2026. A campanha decorrerá entre 23 de setembro de 2025 e 30 de abril de 2026 nas unidades de saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e em farmácias comunitárias. A principal alteração este ano é a inclusão de todas as crianças dos 6 aos 23 meses nos grupos elegíveis para a vacinação gratuita contra a gripe.

A DGS justifica esta medida com dados nacionais que indicam que esta faixa etária apresenta taxas de hospitalização e de cuidados intensivos semelhantes às registadas em pessoas mais idosas.

A vacinação é também recomendada para crianças entre os 2 e os 4 anos. A vacinação contra a gripe e a COVID-19 é gratuita e recomendada para vários grupos prioritários.

Para além das crianças, são elegíveis pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, grávidas, profissionais e residentes de lares de idosos e da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, profissionais de saúde, bombeiros envolvidos no transporte de doentes, prestadores de cuidados a pessoas dependentes, pessoas em situação de sem-abrigo e reclusos. Tal como na época anterior, a vacina da gripe de dose elevada estará disponível para pessoas com 85 ou mais anos e para residentes em lares, sendo administrada nos centros de saúde. A vacinação contra a COVID-19 é recomendada para pessoas com 18 ou mais anos (esquema primário) e como reforço sazonal para maiores de 60 anos, doentes crónicos, grávidas e pessoas em situação de sem-abrigo, entre outros.

A administração das vacinas será feita tanto nas unidades de saúde do SNS como nas farmácias comunitárias, dependendo do grupo etário e da condição do utente. O objetivo da campanha é reduzir a suscetibilidade individual, a carga da doença e o impacto nos serviços de saúde. O Estado prevê um gasto de 7,6 milhões de euros na vacinação em farmácias, valor idêntico ao da campanha anterior.

Artigos

31
Ver mais▼

Atualidade

Ver mais
categoryVer categoria completa