
Campanha de Vacinação Sazonal Outono-Inverno 2025-2026



A Direção-Geral da Saúde (DGS) anunciou o arranque da campanha de vacinação sazonal contra a gripe e a COVID-19 para o período de outono-inverno 2025-2026. A campanha decorrerá entre 23 de setembro de 2025 e 30 de abril de 2026 nas unidades de saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e em farmácias comunitárias. A principal alteração este ano é a inclusão de todas as crianças dos 6 aos 23 meses nos grupos elegíveis para a vacinação gratuita contra a gripe.
A DGS justifica esta medida com dados nacionais que indicam que esta faixa etária apresenta taxas de hospitalização e de cuidados intensivos semelhantes às registadas em pessoas mais idosas.
A vacinação é também recomendada para crianças entre os 2 e os 4 anos. A vacinação contra a gripe e a COVID-19 é gratuita e recomendada para vários grupos prioritários.
Para além das crianças, são elegíveis pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, grávidas, profissionais e residentes de lares de idosos e da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, profissionais de saúde, bombeiros envolvidos no transporte de doentes, prestadores de cuidados a pessoas dependentes, pessoas em situação de sem-abrigo e reclusos. Tal como na época anterior, a vacina da gripe de dose elevada estará disponível para pessoas com 85 ou mais anos e para residentes em lares, sendo administrada nos centros de saúde. A vacinação contra a COVID-19 é recomendada para pessoas com 18 ou mais anos (esquema primário) e como reforço sazonal para maiores de 60 anos, doentes crónicos, grávidas e pessoas em situação de sem-abrigo, entre outros.
A administração das vacinas será feita tanto nas unidades de saúde do SNS como nas farmácias comunitárias, dependendo do grupo etário e da condição do utente. O objetivo da campanha é reduzir a suscetibilidade individual, a carga da doença e o impacto nos serviços de saúde. O Estado prevê um gasto de 7,6 milhões de euros na vacinação em farmácias, valor idêntico ao da campanha anterior.
Artigos
31






























Atualidade
Ver mais
Cancro da próstata. Fator que muitos homens ignoram pode salvar vidas
Um estudo deixou um alerta sobre o cancro da próstata. A mudança de mentalidade pode acabar por vir a ser importante para a deteção precoce e salvar várias vidas. Saiba tudo.

Governo quer promover atividade física em contexto laboral. O que vem aí?
O Ministério da Cultura, Juventude e Desporto diz que o lançamento da medida Atividade Física em Contexto Laboral é "parte do compromisso do Governo na promoção da saúde e bem-estar no ambiente de trabalho".

"Não tomem paracetamol". Anúncio "irresponsável" de Trump preocupa
"Não tomem", apelou Trump na Casa Branca, numa comunicação apresentada como "um grande anúncio" sobre autismo, que tem estado a aumentar acentuadamente no país nos últimos anos. Especialistas dizem "discordar veementemente de qualquer sugestão contrária à ciência independente".

Fogo em Lagos mobiliza mais de 600 operacionais e oito meios aéreos
Mais de 600 operacionais com o apoio de oito meios aéreos combatiam às 08h15 o incêndio no concelho de Lagos, segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).