
Vacinas de mRNA Mostram Potencial no Combate ao Cancro



Uma investigação conduzida por universidades norte-americanas concluiu que as vacinas de mRNA, semelhantes às utilizadas para combater a covid-19, têm a capacidade de estimular o sistema imunitário para lutar contra cancros.
Este avanço promissor sugere que os doentes oncológicos tratados com esta tecnologia podem viver mais tempo.
Os resultados do estudo, desenvolvido ao longo dos últimos anos por investigadores das universidades da Flórida e do Texas, foram apresentados no Congresso da Sociedade Europeia de Oncologia Médica, em Berlim. A investigação centrou-se em pacientes com cancro do pulmão ou da pele em estado avançado.
A principal descoberta foi que os doentes que receberam a vacina de mRNA tiveram uma maior longevidade em comparação com aqueles que não foram vacinados, evidenciando o potencial terapêutico desta abordagem. Esta descoberta alarga o campo de aplicação da tecnologia de mRNA para além da prevenção de doenças infeciosas.
Ao potenciar as defesas naturais do organismo para identificar e atacar células cancerígenas, estas vacinas representam uma nova e importante esperança no tratamento oncológico.
O sucesso observado em cancros avançados da pele e do pulmão abre a porta para futuras investigações sobre a sua eficácia noutros tipos de tumores, consolidando o papel da imunoterapia na medicina moderna.
Artigos
10









Ciência e Tecnologia
Ver mais
Investigadores da Universidade Griffith desenvolveram um sistema de arqueologia digital para estudar quem criou uma das formas mais antigas de arte rupestre: as chamadas “flutuações digitais”.

Na era da transformação digital, o panorama corporativo redesenha-se a um ritmo sem precedentes. As empresas, na procura por maior agilidade e centralidade tecnológica, redefinem estratégias, operações e cultura. Num paradigma onde a tecnologia é o motor da inovação e da eficiência, o papel dos Recursos Humanos (RH) assume uma importância crítica para responder a […] O conteúdo Do progresso tecnológico ao capital humano: onde está o equilíbrio? aparece primeiro em Revista Líder.

Ao que tudo indica, depois de vários anos a antecipar o lançamento, a nova série Galaxy S26 pode vir falhar a janela habitual de janeiro e só ser apresentada em março de 2026. É isso que podemos ouvir nos corredores da indústria, o que por sua vez se deve a problemas no desenvolvimento, e de […]

O presidente executivo (CEO) da tecnológica Sophos aconselha as empresas a pensarem na cibersegurança em termos de resiliência empresarial e afirma que devem estar preparadas para detetar e lidar com ciberataques.