Portugal investe mais de 80 milhões de euros em centro inovador de terapia contra o cancro no Porto



A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, anunciou a criação de um inovador centro de terapia do cancro com protões no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. O projeto, denominado Centro Nacional de Protonoterapia, conta com um investimento superior a 80 milhões de euros e posicionará Portugal entre os poucos países europeus com acesso a esta tecnologia de ponta. Segundo a ministra, a terapia com protões oferece um "maior valor terapêutico" e tem "menos efeitos adversos" em comparação com os tratamentos convencionais, sendo particularmente importante para os doentes oncológicos pediátricos.
O novo centro de referência nacional terá um triplo objetivo: promover a investigação, a formação de especialistas e, fundamentalmente, o tratamento de doentes em Portugal. O financiamento para este ambicioso projeto provém de múltiplas fontes.
A sua concretização será possível graças a "uma doação importante" de uma fundação, cujo nome não foi especificado, complementada por verbas da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), através do programa PT2030, e do próprio hospital oncológico.
Artigos
7Atualidade
Ver mais

O cardeal português D. José Tolentino de Mendonça apresentou o Jubileu do Mundo Educativo, que vai decorrer de 27 de outubro a 1 de novembro, com mais de 20 mil participantes, destacando a importância da formação para a paz. “A educação é o novo nome da paz e coloca a esperança no mapa do presente […] O conteúdo Tolentino de Mendonça: “A educação é o novo nome da paz” aparece primeiro em BOM DIA.

Esta é, a par do novo incentivo de regresso ao trabalho, uma das medidas do Governo para "combater o desemprego jovem".

Segundo a Associação dos Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo, o atraso na emissão dos vouchers para os manuais escolares pelo Ministério da Educação está relacionado com o processo dos contratos de associação



