menulogo
Notícias Agora
user
Close

Nova greve no 'handling' dos aeroportos prolonga-se até Janeiro

Os aeroportos portugueses enfrentam um novo período de perturbações com o arranque de uma greve dos trabalhadores de 'handling' da empresa Menzies, que se prolongará de forma intermitente até ao início de janeiro de 2026.
News ImageNews ImageNews Image

Uma nova greve dos trabalhadores da empresa de assistência em terra ('handling') Menzies teve início esta quarta-feira, 3 de setembro, e irá prolongar-se por vários períodos até 2 de janeiro de 2026. A paralisação, convocada pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e Afins (SIMA) e pelo Sindicato dos Transportes (STA), abrange um total de 76 dias e coincide com períodos de elevado movimento nos aeroportos, incluindo fins de semana prolongados, o Natal e o Ano Novo, o que poderá causar constrangimentos aos passageiros. Este novo pré-aviso de greve surge após as paralisações ocorridas em julho e agosto e da suspensão de outras greves previstas para o final de agosto, que se seguiu a contactos com o Ministério do Trabalho. No entanto, a empresa Menzies assegurou que o cancelamento anterior não resultou de qualquer acordo ou concessão, afirmando que a sua posição negocial se mantém inalterada.

O Tribunal Arbitral do Conselho Económico e Social decretou serviços mínimos para esta greve.

Contudo, a decisão foi veementemente criticada pelo SIMA, que a considera um 'máximo descaramento'. O sindicato defende que o que foi imposto não são verdadeiros serviços mínimos, argumentando que a decisão obriga a assegurar cerca de 80% da operação normal.

A greve decorrerá em períodos alternados.

A primeira fase acontece entre 3 e 9 de setembro, seguindo-se outras paralisações ao longo de setembro, outubro, novembro e dezembro. A última fase está agendada para o período entre 19 de dezembro e 2 de janeiro de 2026.

Perante os possíveis impactos, a ANA - Aeroportos da Madeira já alertou os passageiros, recomendando que confirmem o estado dos seus voos junto das respetivas companhias aéreas antes de se deslocarem para o aeroporto.

Artigos

20
Ver mais▼

Economia

Ver mais
categoryVer categoria completa