Do Tatami à Vida Pessoal: Judo e Karaté em Foco com Conquistas e Projetos Sociais



A vertente social do judo esteve em evidência com várias iniciativas de inclusão. Em Valença, a Câmara Municipal promoveu, pelo terceiro ano consecutivo, aulas de judo adaptado que envolveram mais de 200 seniores.
A ação, inserida no projeto Pontes D’Encontro e orientada pelo sensei Rui Ferreira, visa promover o envelhecimento ativo e saudável, melhorando a mobilidade, o equilíbrio e o bem-estar emocional dos participantes de seis instituições locais e dos onze grupos do programa Vida Ativa.
Noutra iniciativa, a antiga atleta olímpica e atual treinadora nacional, Joana Ramos, dinamizou uma ação de judo inclusivo para mais de 400 jovens, que tiveram a oportunidade de experimentar o judo paralímpico.
No campo competitivo, o karaté português alcançou resultados de relevo.
Salomé Guiomar, atleta de 16 anos do Centro de Karate-do Shotokan do Pego, sagrou-se Vice-Campeã Europeia na categoria de Cadetes Individual Kata, durante o campeonato da European Shotokan Karate-do Association, em Portimão. Já na 22.ª edição do Maia International Karate Open, que contou com a participação de sete nacionalidades, o SC Vista Alegre, de Ílhavo, conquistou um total de oito medalhas. O destaque foi para Eva Lopes, que arrecadou a medalha de ouro em Kumite Juvenil +55kg, a que se somaram duas medalhas de prata e cinco de bronze para o clube.
No plano pessoal, a judoca Telma Monteiro, considerada a melhor atleta portuguesa da modalidade, assumiu publicamente a sua relação com a também judoca grega Mina Ricken.
A confirmação surgiu através de uma fotografia partilhada nas redes sociais. A notícia surge no mesmo ano em que Telma Monteiro, aos 39 anos, anunciou o fim de uma carreira de 24 anos, durante a qual conquistou uma medalha de bronze nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016, quatro medalhas de prata e uma de bronze em Campeonatos do Mundo. Atualmente, desempenha as funções de coordenadora de judo no Benfica.











