
Reabilitação do Cineteatro de Valença



A Câmara Municipal de Valença lançou esta terça-feira um novo concurso público para a reabilitação do cineteatro local, um edifício com 149 anos. O valor base para a empreitada foi fixado em 1,6 milhões de euros e o prazo de execução, conforme publicado em Diário da República, é de 545 dias, o que corresponde a aproximadamente um ano e meio. Este novo procedimento surge após um primeiro concurso, lançado a 2 de junho, cujo preço base era de 1,2 milhões de euros.
A autarquia decidiu assim aumentar o valor em 400 mil euros para voltar a colocar a obra a concurso.
O cineteatro, com capacidade para 330 lugares, foi construído em 1876 pela Associação Artística Valenciana, mais tarde designada Associação Valenciana de Socorros Mútuos, e foi alvo de uma remodelação em 1915.
O estado de degradação do edifício é uma preocupação antiga. Já em 2011, o então presidente da câmara, Jorge Mendes, tinha alertado para o risco de ruína do imóvel, classificando-o como “o mais degradado do interior da Fortaleza”. Naquela altura, a recuperação do edifício foi impedida por questões de propriedade, uma vez que a Câmara não detinha a posse do imóvel e a falta de uma certidão que comprovasse quem eram os proprietários bloqueava qualquer intervenção.
Artigos
5



