Governo aumenta valor da construção para cálculo do IMI para 570 euros em 2026



O valor médio de construção por metro quadrado, utilizado para o cálculo do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), vai aumentar para 570 euros em 2026. A atualização, que representa uma subida de 38 euros face aos atuais 532 euros, foi oficializada através de uma portaria publicada em Diário da República e assinada pela secretária de Estado dos Assuntos Fiscais, Cláudia Reis Duarte.
Este aumento é o primeiro a ser registado desde 2023.
Nesse ano, o valor médio de construção tinha subido 20 euros para os 532 euros, montante que se manteve inalterado durante 2024 e 2025.
A nova atualização quebra, assim, um período de dois anos sem alterações neste indicador fiscal, que tem impacto direto na avaliação patrimonial dos prédios urbanos. De acordo com o Código do IMI, o Governo tem a responsabilidade de fixar anualmente este valor, que serve como um dos elementos objetivos na fórmula de cálculo do sistema de avaliação dos imóveis. A decisão é tomada sob proposta da Comissão Nacional de Avaliação de Prédios Urbanos (CNAPU), que, por sua vez, ausculta várias entidades oficiais e associações do setor imobiliário.
O valor base dos prédios edificados corresponde a este valor médio de construção, ao qual se adiciona 25% desse mesmo valor referente ao terreno de implantação.












