menulogo
Notícias Agora
light modedark mode
Audio News Icon
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Governo aumenta valor da construção para cálculo do IMI para 570 euros em 2026

O valor médio de construção por metro quadrado, um dos elementos chave para o cálculo do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), vai aumentar 38 euros em 2026, após dois anos de estagnação.
left
right
News ImageNews ImageNews Image

O valor médio de construção por metro quadrado, utilizado para o cálculo do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), vai aumentar para 570 euros em 2026. A atualização, que representa uma subida de 38 euros face aos atuais 532 euros, foi oficializada através de uma portaria publicada em Diário da República e assinada pela secretária de Estado dos Assuntos Fiscais, Cláudia Reis Duarte.

Este aumento é o primeiro a ser registado desde 2023.

Nesse ano, o valor médio de construção tinha subido 20 euros para os 532 euros, montante que se manteve inalterado durante 2024 e 2025.

A nova atualização quebra, assim, um período de dois anos sem alterações neste indicador fiscal, que tem impacto direto na avaliação patrimonial dos prédios urbanos. De acordo com o Código do IMI, o Governo tem a responsabilidade de fixar anualmente este valor, que serve como um dos elementos objetivos na fórmula de cálculo do sistema de avaliação dos imóveis. A decisão é tomada sob proposta da Comissão Nacional de Avaliação de Prédios Urbanos (CNAPU), que, por sua vez, ausculta várias entidades oficiais e associações do setor imobiliário.

O valor base dos prédios edificados corresponde a este valor médio de construção, ao qual se adiciona 25% desse mesmo valor referente ao terreno de implantação.

Artigos

5
Explorar A seguir Resumos Fontes Ouvir
App Notícias Agora
Acompanhe todas as notícias de Portugal e do mundo de forma ainda mais fácil. Instale a nossa app gratuita!
Google Play App Store
Phones