Violência Doméstica em Portugal Atinge Máximo de Sete Anos com Mais de 25 Mil Ocorrências



Nos primeiros nove meses do ano, a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP) contabilizaram um total de 25.327 ocorrências de violência doméstica. Este número representa o valor mais alto registado nos últimos sete anos para o período entre janeiro e 30 de setembro, de acordo com dados divulgados pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) e consultados pela agência Lusa.
Este flagelo social resultou, até à data, em 18 homicídios confirmados em contexto de violência doméstica.
Do total de vítimas mortais, 16 eram mulheres e dois eram homens. Apenas no terceiro trimestre do ano, compreendido entre 1 de julho e 30 de setembro, foram registados cinco destes homicídios. Analisando especificamente o terceiro trimestre, as forças de segurança registaram 10.558 situações de violência doméstica.
Estes dados refletem a gravidade contínua do problema em Portugal, que tem vindo a ser acompanhado pelas autoridades e por diversas entidades.
Neste contexto, e com o objetivo de debater a problemática, a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa organizou um seminário subordinado ao tema “Entre Fronteiras e Silêncios: Violência Doméstica nos seus públicos mais vulneráveis”.
A iniciativa visa reunir especialistas e profissionais para analisar os progressos alcançados e os desafios que persistem no combate a este crime.













