menulogo
Notícias Agora
light modedark mode
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Violência Doméstica em Portugal Atinge Máximo de Sete Anos com Mais de 25 Mil Ocorrências

As forças de segurança portuguesas registaram 25.327 ocorrências de violência doméstica nos primeiros nove meses do ano, o valor mais elevado dos últimos sete anos para o período homólogo, resultando em 18 homicídios.
News ImageNews ImageNews Image

Nos primeiros nove meses do ano, a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP) contabilizaram um total de 25.327 ocorrências de violência doméstica. Este número representa o valor mais alto registado nos últimos sete anos para o período entre janeiro e 30 de setembro, de acordo com dados divulgados pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) e consultados pela agência Lusa.

Este flagelo social resultou, até à data, em 18 homicídios confirmados em contexto de violência doméstica.

Do total de vítimas mortais, 16 eram mulheres e dois eram homens. Apenas no terceiro trimestre do ano, compreendido entre 1 de julho e 30 de setembro, foram registados cinco destes homicídios. Analisando especificamente o terceiro trimestre, as forças de segurança registaram 10.558 situações de violência doméstica.

Estes dados refletem a gravidade contínua do problema em Portugal, que tem vindo a ser acompanhado pelas autoridades e por diversas entidades.

Neste contexto, e com o objetivo de debater a problemática, a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa organizou um seminário subordinado ao tema “Entre Fronteiras e Silêncios: Violência Doméstica nos seus públicos mais vulneráveis”.

A iniciativa visa reunir especialistas e profissionais para analisar os progressos alcançados e os desafios que persistem no combate a este crime.

Artigos

8
Explorar A Seguir Resumos Fontes Ouvir
Descarregar a app
Tenha acesso a todas as notícias, fontes e temas seleccionados por si.
Google Play App Store
Phones