menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Expansão da Rede de Lojas e Espaços Cidadão

O Governo português anunciou um plano para reforçar a presença de serviços públicos de proximidade, com a abertura de 18 novas Lojas do Cidadão e 16 Espaços Cidadão até junho de 2026, visando abranger novos municípios e distritos do interior.
News ImageNews ImageNews Image

O anúncio foi feito pelo Secretário de Estado para a Digitalização, Bernardo Correia, durante uma audição na comissão parlamentar da Reforma do Estado e Poder Local.

O plano governamental prevê a inauguração de 18 Lojas do Cidadão em 18 municípios que ainda não dispõem deste serviço, com o prazo de conclusão estabelecido para junho de 2026. Os municípios que irão receber as novas Lojas do Cidadão são: Alandroal, Alijó, Almada, Barrancos, Cartaxo, Constância, Tondela, Vouzela, Caldas da Rainha, Lousada, Maia, Oeiras, Olhão, Ourém, Póvoa de Lanhoso, São João da Pesqueira, Vieira do Minho e Fafe. O Secretário de Estado manifestou ainda a intenção de, se possível, acrescentar os municípios de Vendas Novas e Guimarães a esta lista.

Paralelamente, o plano contempla a abertura de 16 novos Espaços Cidadão, com foco nos distritos do interior do país.

Os distritos abrangidos por esta expansão são a Guarda, Beja, Portalegre, Bragança, Vila Real, Viseu, Castelo Branco e Évora.

Bernardo Correia salientou que, com esta medida, 'vão passar a haver muito poucos municípios sem Espaço Cidadão', acrescentando que já foram estabelecidos protocolos para a instalação destes espaços em sete municípios que atualmente não possuem nenhum: Alijó, Barrancos, Bragança, Celorico da Beira, Macedo de Cavaleiros, Mogadouro e Vila Flor.

Artigos

5

Política

Ver mais
categoryVer categoria completa