
Expansão da Rede de Lojas e Espaços Cidadão



O anúncio foi feito pelo Secretário de Estado para a Digitalização, Bernardo Correia, durante uma audição na comissão parlamentar da Reforma do Estado e Poder Local.
O plano governamental prevê a inauguração de 18 Lojas do Cidadão em 18 municípios que ainda não dispõem deste serviço, com o prazo de conclusão estabelecido para junho de 2026. Os municípios que irão receber as novas Lojas do Cidadão são: Alandroal, Alijó, Almada, Barrancos, Cartaxo, Constância, Tondela, Vouzela, Caldas da Rainha, Lousada, Maia, Oeiras, Olhão, Ourém, Póvoa de Lanhoso, São João da Pesqueira, Vieira do Minho e Fafe. O Secretário de Estado manifestou ainda a intenção de, se possível, acrescentar os municípios de Vendas Novas e Guimarães a esta lista.
Paralelamente, o plano contempla a abertura de 16 novos Espaços Cidadão, com foco nos distritos do interior do país.
Os distritos abrangidos por esta expansão são a Guarda, Beja, Portalegre, Bragança, Vila Real, Viseu, Castelo Branco e Évora.
Bernardo Correia salientou que, com esta medida, 'vão passar a haver muito poucos municípios sem Espaço Cidadão', acrescentando que já foram estabelecidos protocolos para a instalação destes espaços em sete municípios que atualmente não possuem nenhum: Alijó, Barrancos, Bragança, Celorico da Beira, Macedo de Cavaleiros, Mogadouro e Vila Flor.
Artigos
5




Política
Ver mais
A Câmara de Aljustrel, no distrito de Beja, foi conquistada pela CDU, após 16 anos de governação do PS, devido à “vontade clara da população em mudar o rumo do concelho”, disse o presidente eleito, Fernando Ruas. “A vitória da CDU resulta de uma vontade clara da população em mudar o rumo do concelho e […]

O Governo volta hoje a reunir-se com as três federações sindicais da Administração Pública, no âmbito do processo negocial sobre a atualização geral dos salários dos funcionários públicos do próximo ano.

Não é habitual os políticos elogiarem os adversários. Mas aconteceu no Porto.

Capacidade de compromisso entre partidos ditará governabilidade das vereações dos maiores concelhos portugueses. Particularidades concelhias e do momento ditarão arranjos estabelecidos.