
Previsões e Medidas do Governo para a Crise da Habitação

O ministro da Economia e Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, afirmou a 8 de outubro de 2025 que os efeitos das políticas do Governo para a habitação começarão a ser visíveis nos preços das casas e das rendas no final de 2026.
Durante o evento Millennium Talks COTEC Innovation Summit, em Lisboa, o governante classificou a crise habitacional como um “problema gigantesco” que, embora demore alguns anos a resolver, está a ser combatido com “um conjunto de medidas nunca vistas”.
Entre as propostas destacadas pelo ministro para estimular a descida dos preços estão o aumento da oferta de terrenos através da lei dos solos, a redução do IVA na construção e a diminuição do IRS para os senhorios. Adicionalmente, o Governo planeia aumentar o número de casas construídas pelo Estado e criar uma linha de apoio, em colaboração com o Banco Europeu de Investimento (BEI), para que os municípios possam disponibilizar lotes para autoconstrução. Estas medidas complementam o anúncio feito pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, a 26 de setembro, sobre a redução do IVA para a taxa mínima de 6% na construção de habitações.
Este regime fiscal, que vigorará até 2029, aplicar-se-á a casas para venda com valor até 648.000 euros e a imóveis para arrendamento com rendas moderadas até 2.300 euros, abrangendo tanto construção nova como reabilitação.
Apesar do otimismo do Governo, as medidas foram criticadas pela Associação de Inquilinos e Condóminos do Norte de Portugal (AICNP), que considera que estas “aceleraram a crise” e contribuem para “desregular ainda mais o mercado”. Entretanto, dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que o índice de preços da habitação aumentou 17,2% no segundo trimestre, com os preços das casas existentes a subirem 18,3% e os das novas 14,5%.
Artigos
1
Política
Ver mais
O Governo está a ponderar repor os três dias de férias que foram abolidos nos tempos da Troika. A informação foi avançada, esta quarta-feira, dia 15, pela Frente Sindical que esteve reunida com a secretária de Estado da Administração Pública, Marisa Garrido, no Ministério das Finanças, em Lisboa. O conteúdo GOVERNO PODE DEVOLVER DIAS DE FÉRIAS aparece primeiro em 24Horas.

No dia 12 de outubro, os cidadãos de todo o país foram chamados a exercer um dos mais relevantes direitos e deveres da vida democrática: votar nas eleições autárquicas. O conteúdo Autárquicas nos concelhos da Diocese de Lamego aparece primeiro em Voz de Lamego.

Os municípios passam a poder assumir a gestão de troços de estrada localizados dentro dos perímetros urbanos, na sequência da promulgação, pelo Presidente da República, do diploma que altera o Decreto-Lei n.º 100/2018, de 28 de novembro. Esta medida, aprovada em Conselho de Ministros a 28 de agosto, concretiza a transferência de competências no domínio […] The post Municípios passam a poder gerir troços de estrada em perímetro urbano first appeared on Notícias do Sorraia.

CPI também já recebeu um pedido do Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) para prestar declarações.