menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Proteção de Menores: Vaticano emite recomendações à Igreja Portuguesa

A Comissão Pontifícia para a Proteção dos Menores, do Vaticano, emitiu um conjunto de recomendações e críticas à Conferência Episcopal Portuguesa sobre a gestão dos casos de abuso sexual, sublinhando a necessidade de maior transparência e de mecanismos de auditoria mais robustos.
News ImageNews ImageNews Image

No seu relatório anual de 2024, divulgado a 16 de outubro de 2025, a Comissão Pontifícia para a Proteção dos Menores (CPPM) dedicou um capítulo à atividade da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), onde apela ao desenvolvimento e implementação de um “mecanismo de auditoria robusto”. Este mecanismo, segundo a comissão, deve integrar vítimas e sobreviventes na formulação de políticas e promover uma cultura de transparência e responsabilidade através de uma “recolha robusta de dados” por parte das comissões diocesanas.

O organismo do Vaticano recomenda que o Grupo VITA, criado pela CEP em maio de 2023 para acolher denúncias e acompanhar as vítimas, receba um “mandato forte e claro” para promover formação sobre proteção em todas as dioceses. A CPPM lamentou a falta de resposta dos bispos portugueses a um questionário enviado antes da sua visita ‘ad limina’ em 2024 e apontou uma “falta de clareza” sobre quem é responsável pela sensibilização para as diretrizes nacionais de proteção. Os bispos são também convidados a facilitar o acesso ao relatório final da Comissão Independente, que em fevereiro de 2023 validou 512 testemunhos de abuso. Apesar das críticas, o relatório da CPPM reconhece medidas positivas adotadas em Portugal, como a criação de comissões diocesanas com leigos, a divulgação de canais de denúncia, programas de formação e o trabalho no acompanhamento da reparação dos danos às vítimas. O documento surge num contexto em que a CEP anunciou, a 15 de outubro de 2025, a constituição de uma Comissão de Fixação de Compensação, composta por sete especialistas em Direito, para analisar 77 pedidos de compensação financeira validados.

Artigos

5

Atualidade

Ver mais
News Image
CTT responsabiliza transporte aéreo por falhas no serviço com os Açores

O presidente da comissão executiva dos CTT, João Bento, responsabilizou hoje o transporte aéreo entre o continente e os Açores por 25% dos dias do ano estarem “profundamente abaixo da capacidade” contratualizada em termos de expedição de correio. João Bento afirma que, em “25% dos dias do ano não houve a capacidade contratualizada com as […] O conteúdo CTT responsabiliza transporte aéreo por falhas no serviço com os Açores aparece primeiro em jornalacores9.pt.

Source LogoAçores 9
categoryVer categoria completa