
Veleiro Danificado por Orcas ao Largo de Viana do Castelo



O incidente ocorreu a cerca de nove milhas náuticas, o equivalente a aproximadamente 16,7 quilómetros, a sudoeste da barra de Viana do Castelo. O alerta foi recebido às 10h51 pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), que prontamente acionou a Estação Salva-vidas de Viana do Castelo para prestar auxílio. Os tripulantes da Estação Salva-vidas encontraram as três pessoas a bordo do veleiro em bom estado físico, não havendo necessidade de assistência médica. Devido aos danos significativos no leme da embarcação, que a impediam de navegar em segurança, a equipa de resgate tomou medidas para garantir a segurança da navegação na área. A embarcação de salvamento acompanhou o veleiro danificado até à entrada da barra e, posteriormente, rebocou-o para a Marina de Viana do Castelo. O Comando Local da Polícia Marítima de Viana do Castelo tomou conta da ocorrência.
Segundo a Autoridade Marítima Nacional, o veleiro só poderá retomar a sua viagem após ser submetido a uma vistoria técnica que garanta as suas condições de navegabilidade.
Artigos
8







Atualidade
Ver mais
Está a ocorrer em Portugal “uma profunda reconfiguração dos fundamentos de valor da família, com implicações importantes para as políticas familiares e para a compreensão das dinâmicas familiares contemporâneas no contexto português”. Esta é uma conclusão central da investigação constante de um artigo acabado de sair na revista científica "Religions".

As notícias na Rádio Observador. Aconteça o que acontecer.

O Ministério Público apresentou, no dia 30 de setembro de 2025, a primeiro interrogatório judicial um homem de 27 anos, fortemente indiciado pela prática de dois crimes de roubo tentado, dois crimes de roubo consumado e um crime de violência após subtração. Os factos ocorreram entre agosto de 2024 e setembro de 2025, em locais […]

Benjamim Nogueira tinha 79 anos e solicitou a presença de uma ambulância na sua casa no Bairro do Ingote. Depois...