menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Escalada de Tensão: Maduro Exibe Cinco Mil Mísseis Face à Pressão Militar dos EUA nas Caraíbas

O Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, afirmou que o país dispõe de cinco mil mísseis antiaéreos de fabrico russo para enfrentar a ameaça militar dos Estados Unidos, elevando a tensão na região das Caraíbas.
News ImageNews ImageNews Image

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, declarou na televisão que o país possui cinco mil mísseis antiaéreos portáteis Igla-S, de fabrico russo, para se defender de uma potencial ameaça militar norte-americana.

A declaração surge como uma resposta direta às recentes movimentações dos EUA na zona das Caraíbas.

O míssil Igla-S é uma arma portátil concebida para abater aeronaves a baixa altitude e, segundo os artigos, já foi utilizado em exercícios militares ordenados por Maduro.

A demonstração de força do líder venezuelano acontece num contexto de crescente hostilidade entre os dois países. Washington mobilizou sete navios e aviões de combate para o mar das Caraíbas, justificando a operação como uma missão de combate ao tráfico de droga.

No entanto, estas operações resultaram, desde o início de setembro, em pelo menos sete ataques que causaram 32 mortos. Adicionalmente, o então Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou em meados de outubro que autorizou operações clandestinas da Agência Central de Inteligência (CIA) contra a Venezuela.

As tensões são alimentadas por acusações mútuas.

Os Estados Unidos acusam Nicolás Maduro e o seu governo de liderarem uma vasta organização de narcotráfico. Em contrapartida, as autoridades venezuelanas negam veementemente estas alegações, afirmando que o verdadeiro objetivo da administração Trump é forçar uma mudança de regime no país para se apoderar das suas significativas reservas de petróleo.

Artigos

15
categoryVer categoria completa